sexta-feira, 12 de abril de 2019

Novidade no portofólio de JPR


A convite da importadora Porto a Porto, quem desembarcou hoje (12/04) em Curitiba foi o enólogo João Portugal Ramos. Veio para o lançamento do espumante Marquês de Borba – Brut Rosé 2014. Espumante que ele criou especialmente para o casamento de sua filha. Motivado pela avaliação dos convidados do evento, João Portugal iniciou a produção deste magnífico vinho, cheio de harmonia e frescor. 
As borbulhas/perlages, eram um sussuro de encantamento esfoaçando no ar. Eu olhava e me enchia de curiosidade por este vinho elaborado com as uvas Pinot Noir, Touriga Nacional e Aragonez. A escolha do Alentejo para a produção é surpreendente, pois a região é conhecida pelas altas temperaturas, o que não é o mais indicado para a elaboração de vinhos espumosos. Porém, a habilidade de João Portugal Ramos e seu trabalho impecável nos vinhedos e na adega possibilitaram este novo rótulo o que prestigia a vinícola perante os melhores espumantes do mundo. Ele foi elaborado pelo método champenoise (segunda fermentação na garrafa).


O encontro, enogastronômico, foi no Ernesto Ristorante, comandado pelo chef Dudu Sperandio que, como sempre, superou as expectativas.Do couvet ao antepasto, entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa, harmonizado de forma impecável com vinhos de João Portugal Ramos. Tudo que provei aqui se revelou por uma forte sensação de autenticidades.
O couvert e antepasto foram harmonizados com o espumante Marquês de Borba Brut Rosé – 2014. Quando veio o antepasto: Battuta de mignon com gema, alcaparras crocantes e caviar de trufas negras, já sabíamos o que teríamos pela frente. O chef Dudu Sperandio não mediu esforços para igualar seu prato com a elegância do vinho. Foi unânime entre os convidados.
Como entrada uma deliciosa salada de polvo com pinoli,acompanhada de tomate cereja, batatinha, molho pesto e crocante de Grana Padano. Harmonização com o Marquês de Borba branco 2016, vinho elaborado com as uvas Arinto, Antão Vaz e Viognier, trazendo aroma de frutas cítricas com notas minerais. Boa estrutura e acidez marcada.


Primeiro prato, Pappardele com ragu de paleta de cordeiro assada com o vinho marquês de Borba tinto, servido em seu próprio caldo, com tomates concasse, salsinha e Grana Padano. Simplesmente maravilhoso. O vinho escolhido foi tinto 2016 -Marquês de Borba DOC Alentejo, elaborado com as uvas Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Touriga Nacional. Taninos suaves e bom equilíbrio, entre o aroma intenso de frutas como amoras e cassis.


Segundo prato: Tagliata de mignon com molho de trufas negras e legumes assados, caramelizados com mel de trufas brancas. Aqui, deixei os ingredientes falarem por si mesmos. O aroma das trufas era estonteante. Sabe aquela definição “dos dseuses”? Era isso!! O vinho, tão perfeito quanto prato: Marquês de Borba Reserva 2014 – com uvas Trincadeira, Aragonez, Alicante, Alicante Bouchet e Cabernet Sauvignon. João Portugal Ramos contou que as uvas são fermentadas em lagares de mármore com a tradicional pisa e pé. Segue-se então a fermentação malolática em barricas de segundo uso. Estagia 18 meses em barrica de carvalho francês. Vinho com pontuações de Robert Parker : safra 2015, 94 pontos; safra 2014, 90 pontos; safra 2011, 92 pontos. Preço aproximado R$ 494,90.
Sobremesa, um levíssimo Tiramissú clássico com morangos flambados, harmonizado com o Duorum Porto Vintage DOC Vinha Castelo Melhor 2008. Elaborado com vinhas velhas de Touriga Nacional (40%), Touriga Franca (40%), tinta Roriz (10%) e Souzão (10%), na região do Douro, pelo projeto Duorum (de João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco). Apresenta aroma elegante, doce, taninos firmes, muito encorpado e com acidez bem equilibrada.
Simplesmente um encontro para ficar na história. Obrigada Porto a Porto. - Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário