quarta-feira, 24 de abril de 2019

A comida brasileira


Seja para almoço ou jantar, hoje, sempre procuramos em um restaurante segurança e certeza. Certeza de que o ambiente é bom e não teremos surpresas, nem no serviço nem na cozinha. Assim que eu me sinto quando vou ao Mukeka Cozinha Brasileira, restaurante comandado pelo chef Ivan Lopes.
Instalado em uma casa muito bonita, o restaurante tem capacidade para 120 lugares distribuídos em três ambientes: um pequeno lounge, salão principal e deque. A música ambiente é calma, brasileira, o que permite conversar tranquilamente. A decoração é alegre, apresentado o rústico e o moderno em perfeita harmonia.

Mas se pensa que pelo nome “mukeka”, ali só vai encontrar “moqueca”, aquele ensopado brasileiro, típico das culinárias baiana e potiguar, não. Ela está no cardápio, mas não é a clássica. “É uma moqueca mista com peixe e camarão”, explica o chef Ivan.
O cardápio é formado por entradas com sugestões beliscar e compartilhar, como o croquete de pirarucu servido com maionese de tucupi, ou ainda o levíssimo carpaccio de pirarucu, com crosta de Battarga e croutons, entre outros.
No almoço executivo (de terça a sábado),os pratos surpreende. A sugestão mais concorrida é o PF Mukeka, um delicioso picadinho de mignon, ovo frito, arroz, batata palha e farofa. Se o cliente quiser feijão, é só pedir.

Nos pratos principais, alguns trazem indicação se serve a duas pessoas e o tempo de preparo, como o Tambaqui na Brasa, servido com vinagrete de feijão-fradinho, mandioca frita e arroz branco. Leva aproximadamente 40min. Tudo é muito.

A costela assada com o purê de mandioca rústica, algas marinhas e molho do assado; o camarão com chuchu, quiabo, quinoa vermelha e pesto de taioba; o polvo na manteiga de cachaça, com palmito pupunha assado, banana da terra, quiabo e vinagrete de tomate-cereja são inesquecíveis, entre tantos outros. Na quarta-feira e sábado tem a feijoada .

No item bebidas, além de cervejas artesanais, vinhos, destaque para as caipirinhas, entre elas a Noel Rosa – limão e mexerica, e Tom Jobim – abacaxi e uva.
As sobremesas seguem a mesma linha. Pode ter nome italiano, como a Tiramissu, mas é feita de cupuaçu e cacau em pó. E mais, Mukeka não pode encerrar a refeição sem o tradicional café coado. Recomendo.

Mukeka Cozinha Brasileira – Rua Machado de Assis, 417. Abre de terça a sábado para almoço e jantar; domingo almoço. Capacidade para 120 lugares. Tem espaço para crianças. - Fotos Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário