terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mia Couto em Curitiba

O programa de incentivo à leitura Conversa Entre Amigos traz a Curitiba o escritor moçambicano Mia Couto. Ele se reunirá com seus leitores nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 19h30, no Teatro Paulo Autran, no Shopping Novo Batel, para conversar sobre duas obras: "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra" e seu mais novo lançamento " A confissão da leoa". Após a conversa, Couto fará uma sessão de autógrafos do seu novo livro, publicado pela Cia das Letras.

A Conversa será em torno do livro "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra", que conta a história do retorno do personagem Marianinho a Luar-do-Chão, sua terra natal. Ao chegar à ilha, ele é incumbido de comandar as cerimônias fúnebres do avô Mariano e se descobre um estranho entre seus familiares e os outros da sua raça, pois adquiriu hábitos de branco, longe de casa. Aos poucos, Marianinho percebe que voltou à ilha para um renascimento.

Nascido em Beira, em Moçambique, em 1955, Mia Couto é hoje um dos principais escritores contemporâneos da África, comparado a Gabriel Garcia Márquez, Guimarães Rosa e Jorge Amado. Seu romance Terra sonâmbula foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Em 1999, o autor recebeu o prêmio Vergílio Ferreira pelo conjunto de sua obra e, em 2007 o prêmio União Latina de Literaturas Românicas.

A Conversa Entre Amigos com Mia Couto terá a mediação do escritor paranaense Miguel Sanches Neto. Para Marcelo Almeida, organizador e mantenedor do programa, encerrar a programação de 2012 com a presença de Mia Couto e com o lançamento de um livro internacional é uma grande conquista para o programa de incentivo à leitura, que começou de forma modesta em 2004 e hoje é um dos principais projetos de leitura do Paraná.-foto divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário