terça-feira, 13 de novembro de 2012

Eu fui a Prudentópolis

Na realidade o melhor título para este post seria: “Eu retornei a Prudentópolis”. Isso mesmo. O verbo deveria ser: “Retornar”. Afinal foi o que ocorreu.

Na última semana retornei a Prudentópolis a convite do Sebrae e da Cooptur ( Cooperativa Paranaense de Turismo)-  fiquei encantada com o que vi. Trabalho responsável de um grupo de empresários unidos em cooperativa cujo objetivo é desenvolver, ordenadamente, o turismo na região. Deu certo.
Prudentópolis tem tudo para ser uma das referências para o turismo aventura no Paraná. Protegida pela natureza, suas mais de 50 cachoeiras catalogadas (tem muito mais) encantam os visitantes. Algumas delas possuem infra-estrutura de visitação. Canyons e trilhas atraem o ano inteiro milhares de praticantes de rapel, canyoning, rafting e tirolesa.  
No Ninho do Corvo, por exemplo, você vai descarregar toda sua adrenalina. Eleger a cidade para uma temporada de férias pode render bons momentos em família.
Depois de aproveitar as belezas naturais, é hora de conhecer um pouco da história deste município onde 72% da população é ucraniana. A cidade tem o maior acervo de igrejas com características bizantinas. São belíssimas. O folclore, o artesanato, a gastronomia, tudo remete a terra dos primeiros imigrantes, vindos da Galícia – Ucrânia ocidental, em 1891, atraídos pelas terras férteis, oferecidas pelo Império do Brasil.
Um passeio a igreja de São Josafat, em companhia de dona Miroslava, é um programa dos bons. Só essa igreja, erguida em 1928, toda em alvenaria, com suas oito abóbadas em seu magno estilo bizantino, já é motivo para fazer você rumar até Prudentópolis.
O queijo trançado ao vinho e o queijo trançado defumado são algumas das delícias fabricadas pelo laticínio Costanaro, do empresário Moacir Costanaro. Tudo isso e muito mais pode ser encontrado no Chalé Colonial Costanaro, junto a rodovia BR 373 – km 261.
O salame Krakóvia também tem história. Surgiu em Prudentópolis. Recebeu este nome para homenagear o amigo polonês, Lucas Usoski. Isso mesmo. Os proprietários da Casa de Carnes Alvorada, Dionizio e Pedro Marcon, fizeram uma mortadela diferente e apresentaram ao seu amigo e cliente Lucas que, ao degustar, declarou que era muito bom e que o nome deveria chamar a atenção. Assim surgiu o Krakóvia, hoje produto símbolo da cidade.
São histórias como essas que fazem o turista ficar um pouco mais em Prudentópolis, que oferece bons hotéis e pousadas, como o Elite na área central ou a Ózera Pousada das Águas, numa região onde a natureza é o grande destaque. Os chalés construídos de frente para o lago estão cercados por um bosque com árvores e muitas flores. Ali o hóspede desfruta das águas do Rio dos Patos, dos lagos, de trilhas a pé ou a cavalo, e da gostosa piscina térmica.

DICA: O programa dessas atividades e de todos os outros roteiros o visitante encontra a disposição na Cooptur- www.cooptur.coop.br.  As programações adquiridas através da cooperativa saem muito mais em conta do que aquelas em que você realiza sozinho. Vale conferir.

Na despedida, uma agradável surpresa. Todos os convidados receberam uma cesta com produtos artesanais da comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário