domingo, 17 de outubro de 2021

Respeito às tradições

Restaurante indiano de Curitiba é referência em oferecer proteínas com a certificação halal. Sim. O restaurante Swadisht, referência em culinária indiana é um dos poucos restaurantes da capital paranaense que, desde o início do ano, as duas proteínas mais consumidas no local: bovina e frango, tem certificação halal.

O proprietário do restaurante, o indiano Jeetu Khemani conta que adotou a medida para atender aos clientes muçulmanos que exigem insumos que respeitem as regras estabelecidas pela certificação. “Na Índia, 14% da população é muçulmana. Já no mundo, estes representam 25%. Assim, a dieta halal tem crescido exponencialmente em todos os países, inclusive arrebatando alguns adeptos de outras religiões que enxergam nela uma opção mais saudável, com menos aditivos industrializados”, afirma.

Fornecedores locais

O Swadisht trabalha com dois fornecedores para cada uma das proteínas. No caso da bovina, o frigorífico Argus, localizado em São José dos Pinhais, é quem fornece o mignon com a certificação Halal. Já no caso do frango, a cooperativa Lar, presente nos três estados da região Sul, é responsável por fornecer os cortes com o selo no restaurante.

Jeetu afirma que todos os clientes podem pedir pelos produtos com a certificação em pratos preparados com as proteínas. “Solicitamos, no entanto, que seja avisado no momento da reserva ou comunicado no máximo duas horas antes”, afirma. Importante ressaltar que existe um acréscimo de 10% no valor do prato ao optar pela carne halal, visto que este é um insumo de produção especial e, portantoum pouco mais caro.

O que significa HALAL?

O termo representa aquilo que é lícito ou permitido aos muçulmanos, e não se refere somente aos alimentos, como também aos hábitos do dia a dia, à rotina de trabalho, etc. No caso das proteínas animais, a produção deve seguir certas regras. Por exemplo, o animal não pode ter se alimentado em vida com rações que levam aditivos ou proteína animal, nem podem ter recebido doses de hormônio de engorda, entre outras.

Swadisht Indian Cuisine fica na Av. Vicente Machado, 2036 - Batel, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3015-1056 | WhatsApp: (41) 98735-9386. Abre de segunda-feira a sábado, das 19hs às 23h30. Estacionamento coberto, com serviço terceirizado. - Fotos divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário