terça-feira, 19 de outubro de 2021

Portos do Paraná é destaque em prêmio nacional

A Portos do Paraná foi mais uma vez reconhecida nacionalmente por boas práticas de operação e gestão. Na quarta-feira (14), a empresa pública responsável pela administração dos portos de Paranaguá e Antonina, recebeu Prêmio ANTAQ 2021, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em duas categorias. 

Esse reconhecimento da agência reguladora da atividade portuária no país é realizado a cada dois anos. Nesta edição, a Portos do Paraná ficou em 1º lugar em “Conformidade Regulatória”, entre os portos públicos organizados e 2º lugar na categoria Desempenho Ambiental, modalidade “Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020”.

A solenidade de entrega foi no Clube Naval, em Brasília/DF, no final da tarde do dia 14. A empresa pública foi representada pelos diretores de Desenvolvimento Empresarial, e presidente em exercício, André Pioli, e de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana.

Os portos do Paraná, mais uma vez, foram agraciados com o título de porto mais organizado no Brasil. Parabéns aos trabalhadores do complexo portuário, aos trabalhadores portuários avulsos, aos representantes das empresas e a toda a nossa gestão e ao Governador do Estado, Ratinho Júnior”, afirma Pioli.

Segundo ele, o trabalho desenvolvido nos portos paranaenses é exemplo para todo o país. “Estou aqui representando o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia, um gestor técnico, reconhecido nacional e mundialmente como administrador de Portos”, completa.

O diretor de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana, que recebeu a premiação pelo Índice de Desempenho Ambiental (IDA), também celebrou o resultado. “Novamente estamos à frente dos maiores portos do Brasil. Esse é um prêmio de toda a comunidade portuária. Agradeço, em especial, a confiança do nosso governador, nosso secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, e nosso presidente Luiz Fernando Garcia, que nos faz atuar com a melhor qualidade possível, deixando a técnica imperar à frente do nosso trabalho”, diz.

O diretor agradeceu, em especial, aos colaboradores da Portos do Paraná e à equipe da Diretoria de Meio Ambiente. “Esse prêmio é de vocês!”, completa.

Na categoria “Conformidade Regulatória”, como explica a ANTAQ, foram premiadas as empresas que melhor atenderam o novo modelo de perfil de risco da fiscalização da Agência.

Entre os portos públicos, nos três primeiros lugares, na modalidade “Porto Organizado”, além da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (1º lugar) estão a Companhia Docas de São Sebastião (2º lugar) e Companhia Docas da Paraíba (3º lugar).

Nessa mesma categoria, na modalidade Arrendamento, as empresas TCP (1º lugar) e Rocha Terminais Portuários e Logística S.A (3º lugar) também foram premiadas nesta edição.

Meio ambiente

Já entre os portos públicos selecionados na categoria de gestão do Meio Ambiente, junto com o Porto de Paranaguá (2 º lugar), estão os portos de Itajaí/SC (1º lugar) e Terminal Portuário de Pecém/CE (3º lugar). 

"Ao premiar fomentamos a concorrência e promovemos a inovação e o desenvolvimento de um setor que é tão importante para a nossa economia. Precisamos de um setor portuário preparado e ainda mais forte para o futuro", disse Marcelo Sampaio, secretário executivo, no ato representando o Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas.

Como afirmou, no evento, Eduardo Neri, diretor geral da Antaq, o prêmio Antaq, neste ano, trouxe a novidade de destacar as melhores atitudes responsivas, na categoria de Conformidade Regulatória para premiar boas condutas. 

Era o que faltava para destacarmos ainda mais a questão da Governança. É muito bom ver os portos e as administrações correndo atrás de alcançar ainda mais e melhores resultados”, completa Neri.

Conquistas

No último mês de setembro, os portos do Paraná foram eleitos os portos sob a melhor gestão pública do Brasil. O reconhecimento foi feito pelo governo federal na segunda edição do Prêmio “Portos + Brasil”, entregue pelo Ministério da Infraestrutura. 

Vencedora em duas das oito categorias, a empresa pública Portos do Paraná liderou o ranking nacional nas práticas de mercado e em gestão. Este foi o segundo ano consecutivo como líder do ranking. - Fotos divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário