domingo, 17 de outubro de 2021

Exposição de arte africana no MON


Neste mês, os tradicionais programas artísticos do Museu Oscar Niemeyer (MON), em versão virtual, tem como tema a exposição “África: Expressões Artísticas de um Continente”, que pode ser vista na Sala 4. Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio em arte.


No dia 19/10 (terça-feira), às 14h
s, acontece a edição especial do Arte para Maiores em Casa – que está com inscrições abertas. Destinado ao público maior de 60 anos, o programa oferece um encontro on-line com Renato Araújo, curador da exposição “África” e consultor em arte africana da Coleção Ivani e Jorge Yunes (desde 2018). Inscrições pelo link https://bit.ly/APMoutubro

Em 20/10 (quarta-feira), às 16hs o programa MON ao Vivo oferece a oficina on-line “As Formas da África”, inspirada nas obras da Coleção Africana do MON. A proposta é explorar as possibilidades de composições com as formas das obras, investigando questões como simetria e relações entre figura e fundo. Esta oficina é gratuita e destinada a qualquer pessoa interessada a partir de 7 anos; crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas de um adulto. Para participar, basta se inscrever em https://bit.ly/MONaoVivoAfrica.

Já na próxima quarta (27/10), às 19hs, o curador Renato Araújo é o convidado do MON na Escola. O programa é uma versão reformulada e virtual do tradicional MON para Educadores, que realiza encontros mensais e gratuitos especialmente dedicados a professores (do ensino público e privado), educadores, acadêmicos e outros profissionais da área de mediação cultural. Para participar, basta preencher o formulário disponível em https://bit.ly/MONnaEscolaOutubro.

Toda a programação é gratuita e realizada pela plataforma Zoom, com vagas limitadas. Os programas MON ao Vivo e MON na Escola contarão com intérprete de Libras. É preciso preencher o formulário de cada programa para participar, depois é só aguardar o recebimento do link de participação (caso o participante não o receba até o dia do evento, deverá fazer contato com nossa equipe) pelo e-mail educativo@mon.org.br ou pelo telefone (41) 3350-4448.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.- Fotos Joel Rocha (MON) e divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário