sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Para ter na adega

Quem esteve em Curitiba foi o renomado produtor Oscar Montaña, conhecido por seus rótulos elaborados na Rioja. Além dos rótulos Marqués de Tomares, já conhecidos pela excelência na tradução do terroir das denominações Cava e Rioja, o grupo possui as bodegas Nuestro, na DO Ribera del Duero, e Chan de Rosas, na DO Rías Baixas – Galícia. São vinhos que representam o que há de melhor em ambas as regiões que chegam ao Brasil agora, trazidos pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.






Da DO Rías Baixas, na Galícia, vem o rótulo branco Chan de Rosas, criado pelo enólogo Marcos Lojo a partir de vinhedos no Vale de Salnés, em Pontevedra. O solo granítico e o clima atlântico dão a este vinho 100% Albariño (a Alvarinho portuguesa) as excelentes notas frutadas e florais. O vinho passa por um processo de contato com as borras que confere maior complexidade de aromas e sabores. 







Da mesma Denominação, e elaborado pelo mesmo processo, vem também o Chan de Rosas Cuvée Especial (também 100% Albariño). Parte deste vinho fermenta em barricas novas de carvalho francês, que é o que basicamente o diferencia. É fresco, persistente e untuoso em boca, além de apresentar aromas intensos de flores e frutas brancas, com notas cítricas.






Três são os rótulos Nuestro lançados no Brasil agora. O Nuestro Roble é elaborado com a Tempranillo (Tinta del País). Amadurece por 6 meses em barricas de carvalho americano e francês e posteriormente estagia 6 meses em adega antes da comercialização. Apresenta aromas intensos de frutas vermelhas, ervas e um toque tostado. Em boca, prevalecem as frutas e os toques minerais.

O Nuestro Crianza também é produzido com Tempranillo (Tinta del País), mas estagia por 12 meses em barrica de carvalho francês e americano e depois descansa 12 meses na garrafa antes de ir para o mercado. Apresenta aromas de frutas negras maduras, toques balsâmicos e de especiarias.

O Nuestro 20 Meses provém de vinhedos de 70 anos da uva Tempranillo (Tinta del País), localizados a 900 metros de altitude. Este vinho estagia por 20 meses em barrica de carvalho francês e posteriormente descansa aproximadamente 18 meses em garrafa na adega para estabilização. Potente, encorpado, equilibrado e saboroso, em boca predominam as notas de frutas maduras.


Em Curitiba podem ser encontrados na Adega Brasil, Adega Franco, Casa da França, Celeiro Municipal e MHG Distribuidora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário