sábado, 5 de agosto de 2017

Bodebrown X Quintana

Imperdível. Quinta-feira (dia 10) o Restaurante Quintana abre suas portas para jantar harmonizado com cervejas. Isso mesmo. A premiada cervejaria Bodebrown lança a segunda criação da série especial Bière de Table, voltada a celebrar a união entre boas mesas e bons copos, por meio de parcerias com chefs consagrados. 

Trata-se da Puela Malum Strong Golden Ale com Jabuticaba, cuja receita foi desenvolvida de forma colaborativa entre o cervejeiro Samuel Cavalcanti, da Bodebrown, com o sommelier de cervejas Fabricio Thomaz e a chef Gabriela Carvalho, ambos do Restaurante Quintana. Menu traz entrada, prato principal e sobremesa, com uma garrafa da cerveja, a R$ 110 por pessoa (taxa de serviço inclusa). Os ingressos estão à venda no site da Bodebrown: https://loja.bodebrown.com.br/biere-de-table -

A Puela Malum é uma cerveja que segue a linhagem belga, com um grau alcoólico de 9,7%, contando com especiarias, notas sutis de jabuticaba nativa da Mata Atlântica, equilibradas com notas florais e frutadas, como a de pera. "A receita conta com três leveduras belgas distintas, que realçam estas notas, e uma pitada de brasilidade com a jabuticaba", comenta Cavalcanti. "Indicada para o inverno, é uma cerveja forte, mas ao mesmo tempo equilibrada".


O menu do jantar é exclusivo, elaborado para esta noite. A entrada conta com Salada de frutas, grãos e ervas, nêspera, pêssego, damasco, ameixa, ervilha, feijão azuki, guandu e ervas da horta embebidos em azeite extra virgem e vinagre artesanal de morangos orgânicos. "O trabalho com grãos é uma de nossas assinaturas", explica Gabriela Carvalho. 
Já como prato principal há Carbonnade Flamande, cubos de alcatra caramelizados com cebola, bacon Moura, peras e a Puela Malum, acompanhada de pão medieval com especiarias e mostarda nobre. "O Carbonnade é um típico prato belga, com o qual trabalho pela primeira vez de maneira exclusiva, em uma nova receita", comenta a chef. "O toque frutado dá um sabor especial e harmoniza com a cerveja da noite". 
Como sobremesa, Torta de queijo e doce de leite cremoso, acompanhado de rica calda de hibisco e iogurte de kefir. O evento é finalizado com uma dose de licor de jabuticaba produzido por Samuel Cavalcanti.

Mas, afinal, o que dizer Puela Malum? Cavalcanti explica: "quer dizer 'menina malvada', uma referência à abelha rainha que cuida de sua colmeia. Trata-se de uma homenagem à chef Gabriela Carvalho, que se dedica com todo o cuidado e carinho ao Quintana e seu público". Ele lembra que Gabriela também cultiva abelhas brasileiras no quintal do restaurante, extraindo dali o mel que usa em algumas de suas receitas.



A partir deste lançamento, a Puela Malum pode ser encontrada em bares e restaurantes que vendem a Bodebrown, bem como no site da fábrica - www.bodebrown.com.br. A primeira cerveja da série Bière de Table foi a La Grisette Supérieur, elaborada em parceria com a chef Vania Krekniski, do restaurante Limoeiro, também em Curitiba. Chegou ao mercado no ano passado e atualmente restam poucas garrafas em lojas especializadas.

Restaurante Quintana: Avenida  Batel, 1440 - Batel. Informações 3082-6354 |Fotos Guilherme Camargo e Marian Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário