segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Confraria Feminina do Vinho


Cada reunião da Confraria Feminina do Vinho/Curitiba é um momento especial. E momento especial, bom mesmo, é começar abrindo um espumante gelado. Em nosso encontro, nesse mês de agosto, não foi diferente.
 Diferente foi o espumante Teixeiró que nossa confreira/sommelier, Eunice Rocha, nos trouxe da região do Douro, Portugal. O espumante foge a regra da rolha tradicional. Ele é com tampa. Isso mesmo. Com aquela tampinha de metal tão comum nas garrafas de refrigerantes e cervejas. Foi novidade para nós.

Elaborado com 80% da uva Avesso e 20% da Loureiro, é produzido anualmente pela quinta do Paço de Teixeiró, em que predomina a variedade tradicional da casta Avesso. O espumante não é dos mais potentes, mas é gostoso, fino, bem estruturado. Bonita cor e boa perlage. Foi apreciado e aprovado por todas as confreiras. Foram feitas apenas 1.600 garrafas. Tempo de guarda para 4 anos.

A reunião foi em torno da casta Cabernet Franc. Degustamos três chilenos de regiões diversas e um espanhol. Dessa vez fomos dispensadas das notas pois a confreira/secretária, Ana Tereza Londres , esqueceu de levar a papelada. Todas nós adoramos!

As observações foram mais descontraídas, mas nem por isso menos sérias. Iniciamos com os chilenos Orzada, seguido do Valdivieso, Lomas del Valle, e o espanhol Pardas. O Orzada(Vale de Maule),para mim se apresentou como um vinho estruturado e marcante, boa acidez, taninos maduros. O Valdivieso (Vale do Colchagua), taninos presentes, mas sem nenhuma agressão ao paladar. Interessante. Vinho gastronômico.

Depois foi a vez do Lomas del Valle (região de Casablanca), com belíssima cor rubi, taninos delicados e boa persistência. Teor alcoólico: 14%. O último vinho foi o espanhol Pardas (região de Penedés), potente e elegante, bem estruturado. Deixando na boca uma sensação duradoura e muito agradável.
O jantar degustação foi preparado pelo chef Lenin Palhano. A entrada foi salmão marinado sobre ricota e espinafre...

...seguido de um mignon com nhoque. Perfeito para a noite.

O vinho para harmonizar ficou a critério de cada confreira, uma vez que os quatro combinavam muito bem com as sugestões do chef. 

De sobremesa a preferência recaiu sobre o brownie que a patissière Harumi Iura é especialista.
Participaram do encontro, realizado no restaurante C´La Vie as confreiras: Marcia Toccafondo, Célia Gimenez, Analzira Carneiro e Mônica Meira ( esquerda), e mais: Sueli Martyffednezi, Ana Tereza Londres, Sandra Zottis, Isa Pudles, Marlene Beck, Eunice Rocha.
As confreiras:Eunice, Marlene, Isa, e mais Sandra, Ana Tereza e Suel . A confreira Sandra Lunedo chegou atrasada, por isso não está na foto rs rs rs. Também sentimos falta da Maria do Carmo. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário