quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Os vinhos portugueses de Filipa Pato

Boa conversa regada a bons goles. Provar vinhos sob a supervisão de quem o produz, melhor ainda. Assim foi o encontro com a enóloga portuguesa Filipa Pato, na última segunda-feira, no restaurante KAN.

O encontro foi proporcionado pela importadora Porto a Porto (parceira da Casa Flora e representantes exclusivas dos vinhos de Filipa), que trouxe ao Brasil a winemaker, para apresentar seus novos rótulos.

O cardápio da noite não poderia ser outro: comida oriental. O chef Luciano Kawano, responsável pela culinária do KAN, como sempre, se esmerou nas composições dos pratos e, Filipa, na condução dos vinhos.
 
Antes de iniciar o jantar Filipa fez uma ligeira apresentação do histórico de sua família, uma das mais ilustres vinicultoras portuguesas, e das ampliações para os próximos anos.
 
Noite memorável, com muitos tim-tims. Eu, a confreira Eunice Rocha vice-presidente da Confraria Feminina de Vinhos e a enóloga Filipa Pato. Descontração total.
 
O espumante rose Filipa Pato 3B foi servido com carpaccio de salmão ao molho de maracujá e robalo com rúcula e azeite, com sushis de camarão, haddock, acelga e jow com ovas. O vinho, feito com as uvas Baga e Bical seu aroma exala frutas vermelhas. Delicado e bem estruturado.
Para o salmão feito no alumínio com abacaxi, shimeji, alho poró e brócolis, abafados com sake, shoyu e vinho branco, foi servido o FP Bical. Vinho elegante e refrescante, elaborado com as uvas Arinto e Bical, passou pela fermentação parcial em barris de carvalho. Excelente, prato e vinho. Harmonização perfeita.
 
O FP Baga, um tinto jovem, elaborado com as uvas Touriga Nacional e Baga, com teor alcoólico 13,5, foi servido com robata (espetinho) de cordeiro e shitake com pincelada de mel e gengibre. O vinho de cor vermelha acentuada, no paladar é seco e de boa acidez.
Nossa Calcário foi para acompanhar o mignon grelhado com crosta de gergelim, yakimeshi (risotinho) de ovos mexidos e mirá (broto de alho poró japonês) puxado na panela wok.
Camila Podolak, marketing da Porto a Porto, a confreira e blogueira Marcia Toccafondo, e o Luis Julio Zaruch, editor do Jornal Indústria e Comércio.
Camila Podolak, marketing da Porto a Porto, o sommelier Wagner Machado, Filipa Pato e Flávio Bini, também da Porto a Porto.
Valeu!!!

Fotos Marian Guimarães e Eunice Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário