quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Alvarinho ou Albariño

Como ocorre mensalmente, na terceira terça-feira do mês, a Confraria Feminina do Vinho se reúne e uma das confreiras fica como responsável do encontro. Dessa vez (18/02) fui eu (Marian).

Optei por degustação às cegas. Foi no espaço de eventos do restaurante C´la Vie, com serviço do atento sommelier Álvaro (meu parceiro para que nenhuma das confreiras fosse "bisbilhotar" antes, sobre os vinhos).

Escolhi uma única uva: Alvarinho ou Albariño (para os espanhóis), com vinho do Brasil, Portugal e Espanha. Orientei que somente após degustarmos os três, eles seriam revelados.
Deveríamos, a princípio, observar se era do Novo ou Velho Mundo, qual seria a uva ou as uvas, análise do aroma, persistência, qualidade, e assim por diante.

Foi uma grata surpresa por ocasião da revelação. Os vinhos foram o Miolo Quinta do Seival, Portal do Fidalgo e o Santiago Ruiz. A pontuação foi acima de 80 para todos. Algumas acertaram em relação ao Novo e Velho Mundo. Quanto à uva, ninguém acertou.

No cômputo geral o mais apreciado foi o Miolo Quinta do Seival.
Concluímos a degustação com um delicioso ceviche preparado pelo chef Lênin Palhano. 

Estiveram presentes as confreiras Eunice Rocha, Marcia Toccafondo, Analzira Carneiro, Célia Gimenez, Isa Pudles, Marlene Beck e Maria do Carmo Bado.


Dia 18 de março é a data do novo encontro!
Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário