terça-feira, 30 de outubro de 2012

Combinação perfeita


Aos poucos o Mabu Chef’ Season – Festival Internacional de Gastronomia e Harmonização, está entrando no circuito gastronômico de Curitiba. Na última sexta-feira (26) ocorreu a terceira edição do projeto idealizado por Fernanda Abujamra Rossi, Ana Carolina Abujamra Rossi e Alberto Abujamra Neto, pertencentes à terceira geração da família Abujamra.

O evento, que tem parceria com o Centro Europeu, foi realizado no Espaço de Arte Jayabujamra do Mabu Royal & Premium Hotel, em Curitiba. Dessa vez trouxe como tema a culinária da Espanha e contou com a harmonização de pratos requintados com cervejas especiais.
A cozinha mostrou competência. Afinal quem estava lá era o badalado chef espanhol José Serra Masso do Centro Europeu, que atuou ao lado do chef do Mabu Capivari Eco Resort, Silvonei de Sousa. No salão, o renomado sommelier de cervejas Daniel Wolff explicava a harmonização de cada prato.

De acordo com a diretora-geral da Rede Mabu Hotéis & Resorts, Márcia Abujamra, o jantar teve como intenção reunir, de forma descontraída, a culinária espanhola harmonizada com cervejas diferenciadas. “Os pratos foram cuidadosamente escolhidos para remeter os clientes à cultura daquele país. Já a cerveja especial, muito consumida por brasileiros e espanhóis, integrou o cardápio pelo fato de ser apreciada por quem valoriza a alta gastronomia”,
Para a entrada, três diferentes sabores de “tapas”, porções típicas da culinária espanhola, incluindo: marinado de frutos do mar ao suco de limão com azeite espanhol e açafrão, harmonizado com Damm Barcelona; pelotas de queijo de cabra com minitomates do campo e manjericão roxo, harmonizado com Damm Weiss, e ainda pão-tomaca, torrada de pão de nozes com jamón serrano, alcachofra e anchova, servida com Voll Damm.
O prato principal selecionado foi o bacalhau das abadessas, ou seja, bacalhau cozido no leite a 60 graus, puxado no creme de leite com maçãs verdes, vinagre de jerez e servido com batatas e aspargos verdes. A harmonização contou com a cerveja Estrella Damm Inedit. 
Na ala doce, foram servidos o Crema de Sant Jordi, harmonizado com Bock-Damm e a Terrina de chocolate com salsa de frutas rojas, harmonizada com Mort Subite Kriek.
 Crédito das fotos: César Arzua e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário