domingo, 26 de maio de 2013

Vinho... é sempre muito bom

 Vinícolas de várias partes do mundo marcaram presença na segunda edição do Wine Gourmet Show, realizado pelas importadoras Casa Flora e Porto a Porto, dia 22 de maio, no Centro de Convenções do Four Points by Sheraton, em Curitiba. Aproximadamente duas centenas de rótulos estavam à disposição dos convidados que também puderam participar de palestras com profissionais da enogastronomia, como o enólogo português José Maria Soares Franco, e o chef francês Erick Jacquin.

 Entre as marcas presentes estavam produtores de vinhos como Champagne Deutz, Denis Dubourdieu Domaines, Camigliano, Filipa Pato, Alfredo Roca, Gramona, Masson Dubois, Duorum, entre outros destaques, além das empresas do segmento de gastronomia como Azeite Deleyda, Asaro, Paganini e Jamon Josep Llorens I Fills, entre outros.

Procurei ser comedida nas provas. Comecei com o Alfredo Roca Fincas Chardonay, vinho bem agradável, com evidentes notas cítricas; da vinícola francesa Denis Dubourdieu provei o Rosé de Floridene, vinho de bom corpo, refrescante e leve; e depois o italiano Chianti Colli Senesi, da vinícola Camigliano - primeiro impacto potente. Com bastante concentração de sabor.


Na ilha de Filipa Pato abusei um pouco mais. Como a conhecia de outros eventos, ficamos conversando e...bebendo. Degustei o branco Bossa de Maria Gomes; o tinto FP Baga e seu último lançamento, o Nossa Calcário. Um vinho interessante, complexo e de personalidade.
Da vinícola francesa Masson Dubois, provei o Bourgogne Pinot Noir Tinto. Um vinho elegante, bem concentrado, taninos finos e final persistente. Dentre os tintos também degustei o Cabernet Sauvignon da vinícola Ironstone, vinho bem estruturado e envolvente no paladar; na  Duorum optei pelo tinto Marques de Borba, que já conhecia
Entre um vinho e outro, sempre procurei fazer uma pausa nas ilhas de degustação de produtos. O olha só essa delícia: Josep Ramon Llorens, da Josep Llorens, servindo  Ramon Serrano e Ramon Ibérico aos convidados. Fiquei na fila e consegui uma fatia.
O que dizer das ilhas de massas, tudo quentinho e com  produtos Paganini.  Estava bom demais. 
De saideira, tive a oportunidade de provar um delicioso drinque que o representante de Justino´s, Madeira Wine preparou para o restaurater Adriano, do Lisboa Gastronomia. Valeu. Voltei como fui, de táxi.
Fotos Celso Pilati e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário