quinta-feira, 31 de março de 2022

Mercado Municipal recebe Festival Fermentar

 

Curitiba será a capital do queijo entre os dias 7 e 10 de abril. O Mercado Municipal é o espaço escolhido para o Festival Fermentar do Queijo Artesanal 2022, que apresenta uma programação voltada para quem produz e também quem ama queijo. Serão quatro dias de festival com formação técnica, aulas show, degustação, análise sensorial, network e muitos aromas e sabores.

O objetivo do festival é estimular o desenvolvimento da cultura do queijo para produtores e consumidores. “O Fermentar receberá participantes de todo o Brasil para aprimorar as técnicas de produção e amantes da gastronomia para conhecer mais sobre o universo do queijo e fermentados. A meta é fortalecer quem produz, desenvolver melhores técnicas e divulgar o queijo e a cultura queijeira”, destaca Flavia Rogoski, mestre queijeira proprietária da Bon Vivant Queijos do Mundo e uma das organizadoras do festival. 

A programação tem conteúdo exclusivo e destaque para os cursos ministrados por um dos maiores especialistas do mundo em cura de queijos, o francês Laurent Mons .

Flavia explica que os cursos vão abordar todos os detalhes a respeito dos queijos. “Os alunos vão aprender muito e ter a oportunidade de tirar dúvidas pessoalmente com os mais renomados instrutores da área. É uma oportunidade que estamos esperando há dois anos e que enfim vai acontecer no Mercado Municipal, o ponto gastronômico e turístico mais tradicional de Curitiba”, detalha.

Além da programação fechada, haverá também a Rota Fermentar do Mercado Municipal, atividade gratuita em que os interessados pelo tema poderão conhecer e degustar produtos fermentados como queijos, cachaças, mel, cafés e outros.

Para Cleverson Augusto Schilipacke, presidente da Ascesme - Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba, o festival agrega valor aos produtos e produtores locais e traz informação relevante para consumidores e apreciadores. “O Mercado Municipal recebe este tipo de iniciativa com muito entusiasmo. Após dois anos, estamos começando a movimentar o espaço, com eventos externos, o que acaba trazendo mais público para este ponto gastronômico tão importante da cidade”, ressalta.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
CURSOS

07 e 08 de Abril - Quinta e Sexta-feira - 09h às 17h - Curso de cura de queijos | Laurent Mons e Débora Pereira. Indicado para: produtores de queijos, profissionais do comércio de laticínios, profissionais ligados às áreas de inspeção e vigilância sanitária, agrônomos, zootecnistas e extensionistas rurais, cozinheiros que desejem desenvolver conhecimentos nos processos de maturação

Laurent Mons é um comerciante de queijos e curador de uma família tradicional da região de Auvergne, na França.  É diretor da escola francesa Mons Formation e da escola do governo francês que forma comerciantes de queijo em Lyon.

Débora Pereira é jornalista da revista Profession Fromager, redatora-chefe da revista Profissão Queijeira, diretora-geral da SerTãoBras e professora da escola federal francesa de comerciantes de queijo em Paris (Cifca) e da escola Mons Formation.

09 de Abril - Sábado - 09h às 17h - Curso de análise sensorial e formação de jurados | Laurent Mons e Débora Pereira
Indicado para: profissionais da área gastronômica, como cozinheiros, professores, prestadores de serviços do ramo dos queijos, sommeliers e apreciadores de queijos em geral

10 de Abril - Domingo - 10h às 12h Curso de confecção de queijos em casa | Flávia Rogoski (Mestre Queijeira | Bon Vivant e SerTãoBras)
Indicado para: profissionais e estudantes da área gastronômica e amantes da gastronomia em geral

Muito estudo, pesquisa e dedicação. Essa é a Flavia Rogoski. E até hoje esse é o caminho para a construção da Bon Vivant. Fez o curso de Produção de Queijos Finos na Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais na UFPG, viajou bastante procurando conhecer do seu assunto e, mais recentemente fez na França estudos sobre gestão de boutique de queijos, onde discutiu extensivamente a apresentação e conservação dos produtos e excelência no treinamento de equipe. Enfim, amor pelo queijo!

 

AULAS SHOW

07 de Abril - Quinta-feira - 16h às 17h - Cozinhando com queijos regionais | Rosane Radecki (Chef de cozinha | Restaurante Girassol e projeto porcadeiros).
Indicado para: profissionais e estudantes da área gastronômica e amantes da gastronomia em geral

Rosane é formada pelo Centro Europeu no curso de chef de cuisine e restaurateur, no curso de produção de queijos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e também no curso de maturação de queijos com a francesa Delphine. Foi jurada do Mundial de queijos em Araxá/MG em 2019.

08 de Abril - Sexta-feira - 16h às 17h - Harmonização de queijos e cervejas | André Junqueira (Beer Sommelier | Morada Cia Etílica)
Serão 4 bebidas e 5 queijos.
Indicado para: profissionais e estudantes da área gastronômica e amantes da cerveja artesanal e da gastronomia em geral

André Junqueira é cervejeiro e destilador caseiro desde 2010. De lá para cá profissionalizou-se e empreendeu com a Morada Cia. Etílica. É sommelier de cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers e realizou diversos cursos nacionais e internacionais na área como o Advanced Homebrewing Program e o Distilling Operations and Technologydo Siebel Institute (Chicago/USA - 2010 e 2012). Atua como Instrutor de diversos e professor do curso de Pós Graduação em Gestão e Tecnologia da Cerveja da UP em 2015. Foi presidente da ACervA-PR - Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná durante a gestão de 2010/2012 e é membro ativo da Procerva.

09 de Abril - Sábado - 16h às 17h - Cozinhando com queijos regionais | Felipe Machoski e Vitor Verona (Chefs de cozinha | Officina Restô Bar e MIUQ Restaurante)
Indicado para: profissionais e estudantes da área gastronômica e amantes da gastronomia em geral

Formados pela PUCPR, Felipe Machoski e Vitor Verona são os dois jovens chefs no comando das cozinhas do Officina Restô Bar e MIUQ Restaurante. No MIUQ Restaurante os chefs mergulharam no universo dos laticínios e montaram um cardápio com queijos e leites das mais diversas fontes, como: vaca, cabra, ovelha, búfala e vegetais.

10 de Abril - Domingo - 11h às 12h - Harmonização de queijos e vinhos | Patricia Skvira (Chef de cozinha, Sommelière e professora de enocultura)
Serão 4 rótulos de vinhos e 5 queijos.
Indicado para: profissionais e estudantes da enocultura e área gastronômica, bem como amantes da gastronomia em geral

Chef de Cuisine & Restaurateur e Sommelière pelo Centro Europeu, Certified Sommelier pela Court of Master Sommeliers das Américas EUA, WSET3, embaixadora de vinhos portugueses 2017, campeã nacional em vinhos americanos em 2015,  embaixadora do projeto Imagem Vinhos do Brasil no Paraná, foi professora para o curso de Sommelier do Centro Europeu Curitiba e Ponta Grossa, compõe o time de educadores desde 2017 da Enocultura SP que ministra as certificações WSET (Wine & Spirits Education Trust) FWS (French Wine Schoolar), ISG/IWC (International Sommelier Guild/Intermediate Wine Certificate) no Brasil. Estudante de bacharelado em Enologia da Universidade Federal do Pampa e 6º lugar no concurso melhor sommelier do Brasil - Vinhos Brasileiros - única representante do Paraná, sommelier da Jigger Wine & Spirits no PR e SC.

EXPEDIÇÃO

09 de Abril - Sábado - das 08h às 15h - Expedição do Queijo Artesanal de Curitiba  

A expedição possibilitará aos participantes conhecerem queijarias urbanas de Curitiba e região, deguste os queijos e entender os desafios e processos produtivos com seus idealizadores. A expedição termina com um almoço especial regado a muito queijo artesanal. Quem conduz a expedição é o chef e professor de gastronomia Vavo Krieck, consultor com experiência profissional no Brasil e no exterior na área de alimentos e bebidas e autor do livro Cozinha Internacional para a Universidade Positivo, e coautor dos livros “Segredos dos Chefs”, da Abrasel e Receitas com Pupunha da EMBRAPA.

Programação detalhada
08h às 08h30 Encontro loja Bon Vivant do Mercado Municipal de Curitiba
08h30 saída
09h15 - 10h30 Parada 1 - Queijaria Sapori Italiani, no Caminho do Vinho em São José dos Pinhais
11h15 - 12h15 Parada 2 - Mozzarelart
12h30 - 14h00 - Parada 3 - Maniacs Brewing Co: visita à fábrica, harmonização e degustação de queijos e cervejas - seguido de almoço opcional
14h20 Retorno ao Bon Vivant Mercado Municipal de Curitiba

SERVIÇO
O Festival Fermentar é uma iniciativa da SerTãoBrás, com realização da Bon Vivant Queijos do Mundo, organização Nazdarovia Eventos e apoio Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba - Ascesme

Fotos DIVULGAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário