quinta-feira, 3 de março de 2022



Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece ao público, ao longo deste mês, várias atividades desenvolvidas por mulheres artistas que têm obras no acervo da instituição. São mediações em texto, videoconferência e oficinas artísticas.   A programação terá início no dia 7, com uma série de publicações nas redes sociais do MON, que trarão mediações em texto sobre obras de artistas mulheres presentes no acervo.   

No dia 8, haverá uma videoconferência gratuita com a artista Lilian Gassen, às 19hs. Com o título “Campo Artístico, uma Arena de Disputas”, a conversa vai abordar a inserção de artistas mulheres no sistema da arte no Estado do Paraná. A partir dessa perspectiva vamos discutir a instauração de um espaço de luta e resistência e todas as contradições nele estabelecidas por sua complexidade e constante transformação. A videoconferência acontecerá via Zoom, das 19hs às 20h30. Para fazer a inscrição, acesse o formulário e aguarde a confirmação de participação, ou o solicite pelo e-mail educativo@mon.org.br, ou pelo telefone (41) 3350-4468.  

Oficinas

 No dia 16, às 14h30, será realizada uma oficina presencial gratuita com a artista Juliane Fuganti. A partir de uma breve conversa sobre a sua construção poética na instalação “Jardim dentro de um Jardim 2021”, na exposição “Afinidades”, a artista abordará suas escolhas e processo de criação. Em seguida irá conduzir um trabalho prático com argila inspirado em sua obra. A oficina é gratuita e terá vagas limitadas. A atividade acontecerá das 14h30 às 16h, no Espaço de Oficinas. Para fazer a inscrição, acesse o formulário e aguarde a confirmação de participação, ou o solicite pelo e-mail educativo@mon.org.br, ou pelo telefone (41) 3350-4468 . 

No dia 23, às 14h30, a artista Daniela Busarello fará presencialmente a oficina “Vida”. A atividade partirá da leitura de um trecho do livro de Ailton Krenak e de uma conversa sobre sua obra e seus processos na exposição “Afinidades”. Em seguida, os participantes serão convidados a pensar uma grande pintura comunitária, onde o início de um traço dará continuidade ao outro, construindo uma história em comum.   

SOBRE O MON O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda. Crédito foto Daniel Castellano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário