sexta-feira, 1 de abril de 2022

"Viva o Feijão"

 

Uma experiência gastronômica pensada para ampliar a visão sobre uma das pulses (do inglês, leguminosas) mais importantes: o feijão. Assim será o evento de lançamento do e-book Viva o Feijão, marcado para acontecer na segunda-feira, 04 de abril, no restaurante COIN (Rua Mauá, 110 – Alto da Glória), do chef Ivan Lopes, que é apoiador do evento. 

A iniciativa é do Sebrae PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que está à frente da inovação e gestão, e tem o objetivo de difundir os feijões especiais como alternativa de alimentação. Desde 2016, ano internacional das pulses, o termo foi incorporado como internacional nos materiais de comunicação e referências a esses grãos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Na noite do evento, juntamente com a chef Gabriela Carvalho, do restaurante Quintana, o Sebrae pretende propor aos estabelecimentos a realização e a divulgação de festivais mensais com receitas feitas com feijão ou, até mesmo, manter uma receita com o ingrediente fixa no cardápio. Com isso, a ideia, segundo os organizadores do evento, também é divulgar, incentivar e valorizar o preparo de receitas com feijão nos restaurantes da capital, de forma a ajudar e incentivar os pequenos produtores da Região Metropolitana de Curitiba.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL PR), apoiadora do evento, reuniu os chefs participantes e convidados, além de representantes da indústria, produtores e outros personagens-chave. Instituições de ensino como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Positivo (UP) e o Centro Europeu também estarão representadas por professores e alunos de seus cursos de Gastronomia.

 

O menu de Ivan Lopes

O cardápio da noite vai celebrar o feijão e foi criado pelo chef Ivan Lopes. De entrada, os convidados vão poder degustar um snack de feijão-vermelho, com crudo de peixe-branco e maionese de wasabi. O prato principal será um baião de dois com feijão moyashi e, de sobremesa, o chef promete surpreender com um brownie de feijão com creme de laranja.

O bartender do COIN, Ivan Santos, assinou um drink exclusivo para o evento (que não estará no cardápio de drinks usual da casa), surpreendentemente com o ingrediente estrela do dia. Na receita do coquetel, que será servido em copo baixo, um caldinho de feijão recebe infusão de jambu, cachaça, suco de limão e Licor 43. Por cima, espuma de broto de moyashi e gengibre.

Viva o Feijão

A iniciativa partiu da chef Gabriela, que buscou o Sebrae com a ideia de abordar, em diferentes contextos, os tipos de feijão que existem para muito além daqueles já conhecidos pela população. “Estudando esse mercado, chegamos à conclusão de que o Paraná tem condições de plantar e produzir mais 33 tipos de feijões especiais. E, ainda que tenhamos a ideia de associar seu consumo ao arroz ou em forma de feijoada, são, na verdade, feijões com potencial para se transformar em saladas, farinhas, massas e muito mais, dentro de uma cadeia produtiva pensada nessa pulse como forma de melhorar a alimentação de todos os públicos”, avalia a coordenadora de agronegócios do Sebrae PR, Mabel Guimarães.

Segundo ela, formatada a ideia, foi proposto um desafio a chefs da cidade, que receberam kits com vários tipos de feijão e um pedido: que cada um elaborasse uma receita com o ingrediente para compor o e-book, não necessariamente comum, que pudesse ser utilizada por merendeiras nas escolas, por exemplo. “O objetivo é criar oportunidade para que outras pessoas possam aprender a como se trabalhar com o feijão, em uma variedade maior de pratos, embasadas em uma boa gastronomia”, continua Mabel.

Além de todas as propriedades nutricionais que tem, o feijão, quando cultivado, colabora muito com o solo. Para o produtor, é uma opção de cultivo a mais – rentável e bem aceita – dentro de um processo já conhecido e dominado por ele. Para a população, significa mais saúde e novas experiências gastronômicas. Para a indústria, novas chances para a cadeia produtiva, com a possibilidade de avançar em novos mercados. Um bom exemplo é a indústria alimentícia, com a criação de novos produtos à base de feijão – o que amplia as possibilidades para além do grão-de-bico, um ingrediente base em alta na indústria, especialmente na de produtos veganos e vegetarianos.

Viva o Feijão conta, ainda, com a parceria do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE) e da Associação Paranaense para Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA). - Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário