sábado, 16 de novembro de 2019

I Festa Literária do Cotidiano Leitor


I Festa Literária do Cotidiano Leitor acontece de 15 a 17 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, com uma série de experiências literárias. Entre as atividades, estão programadas uma feira do livro, oficinas, workshop, exposições, sarau literário, leitura de poemas, narração de histórias, performance, roda de leitura e diálogos com autores e ilustradores premiados e reconhecidos internacionalmente. Todas as atividades são gratuitas.
Marina Colasanti, uma das mais premiadas escritoras brasileiras e detentora de vários prêmios Jabutis, e a poeta, atriz, jornalista e cantora Elisa Lucinda, com diversos livros publicados e atuação no teatro cinema e televisão, estão entre os destaques no primeiro dia de evento, 15 (sexta-feira). A partir das 16h, no Auditório Poty Lazzarotto, elas participam da roda de conversa “Escrita Feminina: lugar de escuta e lugar de fala”.
No dia 16, a roda de conversa será com os premiados ilustradores Odilon Moraes (foto) e Roger Mello, com a temática “Discursos da imagem na Literatura Infantil brasileira”. 
Já para o dia 17, os convidados Daniel Munduruku (foto) e Cidinha da Silva falam sobre “Literatura Afro-brasileira e Indígena”. Daniel é filho do povo indígena Munduruku e como educador social e ativista ministra palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira. 
Cidinha d Silva possui forte engajamento com a causa negra e com questões ligadas às relações de gênero.

A realização da Festa Literária é do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura, com a produção- executiva do Instituto Dom Miguel e apoio de prefeituras municipais da cultura, educação e assistência social. 

O evento faz parte do Projeto Cotidiano Leitor, criado para espalhar histórias na rotina das cidades por meio de ações de estímulo à leitura e do acesso ao livro. As atividades são baseadas no Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), que busca promover a democratização do acesso ao livro, estimular o interesse por narrativas literárias e formar uma sociedade leitora.

Outros destaques
Entre as diversas ações culturais programadas estão as exposições de fanzine e de tapetes de autoria de alunos dos Centros de Socioeducação (Censes). Estes centros foram criados pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e atuam com o objetivo de ajudar os adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas. Eles desenvolvem atividades educacionais e têm ações de qualificação profissional.

Também faz parte da programação o workshop Escrita Independente em tempos de internet e diversas oficinas. Entre elas: Confecção de Personagens de papel; Ilustração para adultos; Origami; Criação de Personagens; Educação Inclusiva e Literatura Infantil Juvenil; Música; Pintura e Ilustração; Bonecas Abayomi; Criação Literária; e Autoedição.
Serviço
Festa Literária do Projeto Cotidiano Leitor . Dias: 15, 16 e 17 de novembro de 2019, das 10hs às 18hs
Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico) -Créditos fotso Marcos de Paula,

Nenhum comentário:

Postar um comentário