domingo, 24 de novembro de 2019

Campeonato Brasileiro de Barismo 2019


Pioneirismo e determinação que resultam em um trabalho de excelência. Assim tem sido o trabalho do barista Leo Moço, responsável pelo Grupo Café do Moço, que conquistou na noite da sexta-feira, dia 22 de novembro, o Campeonato Brasileiro de Barismo 2019, pela quarta vez. 

A competição, organizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), foi realizada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e contou com a participação de 22 baristas de todo Brasil. Com o título, Leo Moço se sagrou tetracampeão brasileiro, vencendo o campeonato nos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019.

Durante a disputa, cada barista participante tinha 15 minutos para desenvolver três preparos: espresso, cappuccino e drinque (não alcoólico) de assinatura. Para chegar ao título Brasileiro de 2019, Leo Moço surpreendeu os juízes ao torrar o café na hora para preparar seu espresso e, principalmente, por utilizar o café robusta amazônico indígena de Rondônia em seu drinque. Foi a primeira vez na história que um café da espécie Coffea canephora (robusta e conilon) foi usado nesse tipo de prova.

Essa foi uma experiência única, que ficará marcada para sempre em minha vida. O resultado de um trabalho intenso, que envolveu centenas de pessoas, e hoje foi coroado com o título Brasileiro. Acho que esse é o momento mais feliz da minha vida profissional. É o quarto campeonato que eu venço, mas esse tem um sabor muito especial. Sabor de robusta!”, comemora Leo Moço.

O café indígena, produzido nas Matas de Rondônia, em Alta Floresta D'Oeste (RO), faz parte de um projeto inédito desenvolvido por Leo Moço, em parceria com o Grupo 3corações, na região. Como grande diferencial, o café passou pelo inovador Sprouting Process, método de pós-colheita que visa melhorar as características dos grãos de cafés nacionais. O método é realizado dentro de um tambor plástico com uma válvula para criar um ambiente anaeróbico. A presença de CO2 inibe o desenvolvimento de bactérias e fungos e faz com que as enzimas presentes na casca do café criem uma fermentação natural, promovendo muito mais aroma e sabor aos grãos.

Agora, com o título Brasileiro de 2019, Leo Moço está classificado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Barismo, que será realizado em Melborne, na Austrália, em maio de 2020. “Chegou a hora de apresentar o café robusta amazônico indígena para o Mundo. Será um grande prazer representar o Brasil mais uma vez na principal competição do Planeta, ainda mais com esse grande diferencial”, completa Leo Moço. - Foto divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário