sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Santa Carolina, um trabalho de respeito

Santa Carolina, uma das vinícolas mais consagradas do Chile está comemorano140 anos. Porém, no competitivo mercado do vinho não basta tradição. Para ter sucesso, é preciso atualizar tecnologia e apresentar produtos de qualidade. Ela conseguiu.
                
Em janeiro de 2016, representantes da vinícola chilena Santa Carolina foram recebidos em um jantar de gala, na Biblioteca Pública de Nova York, para a cerimônia de premiação da influente revista norte-americana Wine Enthusiast. A frente de mais de 200 personalidades do mundo do vinho, Aníbal Larraín, presidente executivo do grupo, recebeu o troféu de “Melhor Vinícola do Novo Mundo”.
                
Durante seu discurso de agradecimento, Larraín destacou o trabalho em equipe dos colaboradores, além da importância do prêmio no ano em que se comemoram os 140 anos da Santa Carolina.
Entre os vinhos servidos durante o jantar, o Santa Carolina Reserva Sauvignon Blanc 2015 e o Carmenère Herencia 2010 conquistaram o paladar dos convidados. Vinhos perfeitos.
A história da Santa Carolina começou em 1875, quando o empresário don Luis Pereira Cotapos, grande empreendedor, decidiu produzir vinhos de qualidade no país. Para isso, convidou três enólogos franceses, liderados por Germain Bacheler, que se mudaram para o Chile com a família, trazendo na bagagem mudas de uvas francesas selecionadas em Bordeaux. 

Depois da implantação dos vinhedos no Valle Central, don Luís contratou o arquiteto francês Emile Doyeré para projetar a bodega da empresa. O prédio, belíssimo, foi construído com a técnica chamada de "cal y canto" - grandes tijolos à vista, assentados com massa de cal e clara de ovo. 

Localizado em Macul, antiga área de vinhas hoje absorvida pela periferia de Santiago, é uma obra magnífica. Em 1973, foi declarado Monumento Nacional



Em 1974, a vinícola foi vendida ao grupo Larrain-Cruzat e hoje a Santa Carolina - propriedade da família Larraín -,é uma das vinícolas mais importantes do país.  

Seus vinhos chegam ao Brasil pelas importadoras Casa Flora e Porto a Porto. É aberta à  visitação com agendamento prévio. - Fotos MG e  divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário