quarta-feira, 6 de abril de 2022

Mercosuper apresenta as principais tendências de mercado

Quando vemos uma novidade chegando em um supermercado, mal imaginamos que ela nasceu a partir de uma necessidade do consumidor, mesmo sem ele ter conhecimento dela. E essa antecipação é o maior diferencial que uma empresa pode ter. Em sua palestra realizada durante a Mercosuper, no dia 6 de abril, Walter Longo explicou que uma revolução não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas, mas quando adota novos comportamentos.

São as mudanças no perfil do consumo que ditarão as tendências de mercado. Longo acrescentou que antigamente a pergunta que os empresários se faziam era: “Qual é o meu negócio?”. Depois, a pergunta mudou para: “Qual problema meu negócio resolve?”. Agora, a pergunta é “Quais os sonhos dos nossos clientes estamos realizando?”.

Para conseguir seguir essa linha de gestão, Claudemir Oliveira – que já foi professor da Disney University e será um dos palestrantes do dia 7 – salienta que o caminho é fazer mais do que o que o cliente pediu. “Para se encantar o cliente é preciso exceder as expectativas e ir além do normal. Esses comportamentos geram carisma, empatia e, automaticamente, abrem as portas para os negócios prosperarem”.

Esse foco no cliente está fazendo o varejo se transformar em ritmo galopante. Inclusive, muitas empresas estão adotando práticas sustentáveis para se adequar ao ESG (Environmental, Social and Governance). Segundo César Augusto, CEO da Domínio Solar, que está presente na Mercosuper, as empresas aumentaram a procura por energia limpa em função da conscientização ambiental e não apenas pela economia financeira. A empresa registrou um crescimento de 400% no número de clientes em 2021.

A sustentabilidade virou um requisito na hora das pessoas escolherem um produto ou serviço, principalmente as novas gerações, como os Millennials e a Geração Z”, afirma Augusto.

Essa preocupação pode ser evidenciada no marco de 3838 toneladas de CO2 que os clientes da Domínio Solar deixaram de emitir na atmosfera em seus seis anos de história. O número corresponde ao resultado de mais de 100 empresas e residências e equivale ao plantio de 16 mil árvores.

Cláudio Shimoyama, CEO do Instituto Datacenso, um dos painelistas do evento, afirma que as empresas terão um longo caminho para enfrentar o novo cenário com a mudança nos valores e no que se deseja da vida. “Isso muda o que as pessoas querem consumir, como querem trabalhar e viver no cotidiano. Tais mudanças são tão significativas, que exigem que as organizações revisem sua cultura para se manterem saudáveis nessa chamada crise antropológica”.

O presidente da Apras, Carlos Beal, destacou que os supermercadistas estão cientes dessa necessidade de colocar o consumidor no centro das tomadas de decisões. “Esse olhar voltado ao consumidor é um dos motivos do sucesso da Mercosuper. Em apenas um dia de feira, registramos a visita de mais de 7 mil pessoas, todas procurando por conteúdo, inovações e diferenciais competitivos para satisfazer os anseios dos seus clientes. O fato é que o consumidor moderno está transformando a cadeia de abastecimento”, concluiu.

Sobre a Mercosuper

A Mercosuper deve movimentar a economia do Paraná com a concretização de R$ 600 milhões em negócios durante os três dias de evento. Em um espaço 50% maior do que a última edição, de 2019, mais de 300 marcas expositoras apresentarão seus lançamentos, serviços e soluções aos visitantes, que deve superar em 20% ao da feira anterior.

Palestras magnas

7 de abril: Claudemir Oliveira (13h30) - PhD, Presidente Seeds Of Dreams Institute e ex-professor da Disney University

Tema: “Alcançando o encantamento do cliente através da psicologia positiva”

Samy Dana - Economista brasileiro, professor e comentarista da rádio Jovem Pan

Tema: Os riscos de investir no varejo - Fotos divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário