terça-feira, 26 de abril de 2022

Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo

Nos dias 29 e 30 de abril, Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional formada unicamente por mulheres no Brasil vai se apresentar no Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500, Centro. O compositor e músico italiano do período Barroco, Antonio Vivaldi (1678-1741) foi o escolhido. Vivaldi compôs a maior parte das suas obras para mulheres: suas alunas do “Ospedalle della Pietà”, instituição veneziana que acolhia meninas órfãs. Na época, a qualidade da interpretação da orquestra feminina despertava a atenção, atraindo público de toda a Europa a Veneza.

Três séculos depois, o protagonismo feminino se repete com as 20 instrumentistas profissionais da Ladies Ensemble. Até mesmo as solistas são componentes da própria orquestra. “Comumente quando as orquestras escolhem os solistas para os espetáculos, as mulheres são preteridas, além da preferência ser por músicos convidados”, conta Fabiola Bach Akel, fundadora e diretora artística da orquestra.

Para esse espetáculo, serão nove solistas do grupo: Leila Taschek, Thalita Ferronto, Okasana Meister, Anadgesda Guerra, as irmãs Jusley e Gisele Borges, Juliane Weingartner, Karina Romanó e Morgana Schvetler.

As apresentações ocorrem mensalmente em Curitiba, dentro do programa anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo”, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A cada mês o programa muda, trazendo um novo espetáculo.

A realização é do Solar do Rosário e as sessões ocorrem na sexta às 20h e no sábado às 17h. A regência será do maestro convidado Roberto Ramos.

Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia). Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808. - Fotos Wanderson Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário