segunda-feira, 25 de abril de 2022

Armazém do Espetinho no Comida di Buteco

Vale a pena sonhar, porque sonhos se realizam. Essa é a história do Armazém do Espetinho, um dos 31 estabelecimentos que participam do Comida di Buteco 2022, até dia 1.o de maio, evento que acontece em Curitiba.

A história de Gil e Eliane Martins começa quando foram para a calçada vender espetinho em final de tarde, para reforçar orçamento da família. Com bom tempero, criatividade e paciência, a clientela foi crescendo, o que permitiu alugar um pequeno espaço, na Rua Barão de Santo Angelo, 1507, no bairro Xaxim e dar “casa” ao espetinho e outros “companheiros” como porções de torresmo, sanduíches, sorvetes, bebidas e por aí afora.

Os anos foram passando. Eliane ouvia falar do Comida di Buteco. Seu sonho era participar desse concurso. Até que em 2018 - Filipe Pereira, coordenador nacional do Comida di Buteco, e Andre Bezerra – coordenador do evento em Curitiba, convidando-os à participarem. Aceitaram de imediato. 

Já em 2021  venceram o concurso com o tira-gosto “De lamber os dedos” - eram tulipas de frango assado na brasa, refogadas na mostarda e mel com gengibre, salpicadas com coentro, acompanhadas de chips de batata. Petisco maravilhoso, de sabor incomparável.

Agora, em 2022, participam com tira-gosto “De Comer Rezando ” e o nome não podia ser mais assertivo. São dois espetinhos de carne, cebola, pimentão, bacon, regado ao molho de vinho, acompanha uma deliciosa farofa. Bom demais. Principalmente se a opção para beber for a tradicional caipirinha com a legítima cachaça 51, ou a cerveja Eisenbahn que chega à mesa nos “trinques”. Recomendo ambas.

De novidade, este ano Comida di Buteco está com tema livre e também traz o Desafio Seara, elaborado com carne vegetal. Aqui uma agradável surpresa foi a releitura da Carne de Onça, com carne vegetal, soja e grão-de-bico, acompanhada da broa artesanal e cheiro verde. Viva os veganos e os não veganos, para conhecerem a carne vegetal. Já virei consumidora, eu que sou carnívora.

Outra boa pedida são os bolinhos de feijão recheados com a linguiça calabresa Seara, acompanhado de fritas picantes da McCain e da maionese de leite e alho. Cá entre nós, esta maionese especialidade da casa, é dos deuses. Pedimos repeteco e receita, recebida com a espontaneidade da proprietária Eliane.

O ambiente do Armazém do Espetinho é muito agradável. Logo na entrada, à esquerda, está o braseiro para os espetinhos, sob olhar da clientela. O delicioso aroma espalha no ar aumentando a fome. Uma pequena parede de vidro separa a outra sala, decorada com objetos antigos e uma bonita cristaleira que expõem os pratos marcantes das participações no evento. No fundo está a cozinha sempre controlada por Eliane a criadora dos petiscos que compõem o cardápio. Suscinto mas de excelente opções.

E aqui um bonito gesto do casal. Ao me contar a história, Eliane acrescentou que gostaria de saber quem falou para os coordenadores do Comida di Buteco, sobre o Armazém do Espetinho. Ela queria agradecer. É que eles sabiam que o processo de seleção para participar do Comida di Buteco começa com a indicação do público. Após visita técnica saem os escolhidos. Para fazer parte é importante que o bar se encaixe em um perfil de que o estabelecimento deve ser familiar, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia. E assim é o bar.

Armazém do Espetinho – Rua Barão Santo Ângelo, 1507. Abre de terça a sábado a partir das 17h30. Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário