A Páscoa de 2022 chega com uma mistura de sensações para quem trabalha com confeitaria artesanal. Ao mesmo tempo em que a pandemia vai perdendo força e as comemorações retomam, a inflação assusta o consumidor e não é tão simples prever como será a venda dos chocolates.
“A Páscoa é a principal data do ano para quem trabalha com confeitaria artesanal. Portanto, nem passa pela cabeça das confeiteiras não investir neste momento. Porém, elas sabem que o momento requer um investimento estratégico”, conta Anderson Oliveira, cofundador e diretor da Sulformas, uma das principais fornecedoras de embalagens para esse nicho de mercado.
Atento ao momento, a marca lançou uma embalagem inteligente para ovo de colher, um dos formatos mais vendidos na Páscoa brasileira. “Essa linha foi pensada especialmente para a empreendedora de confeitaria artesanal. Sabemos da dificuldade que ela tem com o fluxo de caixa e também com a gestão de estoque, que são desafios para qualquer empresa. Por isso, decidimos lançar uma linha mais objetiva, neutra e pronta para usar tanto na Páscoa quanto depois, caso sobre algum estoque”, detalha ele.
Um dos objetivos do produto é não afetar a lucratividade da confeiteira. “Nosso foco principal aqui na Sulformas é trazer soluções reais e práticas para as empreendedoras. Desenvolvemos a linha, por exemplo, de caixas dupla face com regulagem de altura da tampa, modelo em que a tampa não precisa ser montada, para economizar tempo, além de não precisar ter um alto estoque”, acrescenta o CEO da Sulformas.
O resultado já é considerado positivo, tanto para as confeiteiras, que podem fazer uma gestão de estoque mais inteligente com embalagens finais que agregam valor ao produto, quanto para a Sulformas, que já ultrapassou a marca da 1 milhão de embalagens vendidas para a Páscoa de 2022, um recorde da empresa no período. E esse número ainda segue crescendo.
Empregos gerados
“Quem está sentindo o cheiro da Páscoa?”, pergunta a confeiteira Lais Lopes em seu perfil do Instagram. Mais conhecida como Pink Prof, ela fez uma postagem mostrando sua produção de cascas avulsas de ovos de chocolate. “Já passamos de 1,5 mil pedidos”, declara.
A confeiteira é parceira da Sulformas, utiliza e recomenda as embalagens da marca com frequência em seus cursos e lives nas redes sociais. Para atender essa demanda e tantas outras, a Sulformas investiu também na contratação de pessoal. O aumento gradativo das vendas de embalagens, disse Oliveira, é uma consequência disso. “Geramos 30 novos postos de empregos diretos, além dos indiretos”, comentou.
Previsões do mercado
O amplo número de pessoas vacinadas no Paraná e a redução do número de casos podem aquecer as vendas para os presentes de Páscoa. Dados da Prefeitura Municipal de Curitiba, mostram o alcance da cobertura vacinal na capital, pessoas com ao menos a primeira dose correspondem a 87, 6% da população total e com a segunda dose ou dose única esse número é de 80, 7% de vacinados.
Segundo a pesquisa da Fecomércio (PR), empresários paranaenses estão confiantes na retomada econômica já no primeiro semestre de 2022. É a maior projeção de vendas em dois anos de pandemia, com perspectivas positivas para o comércio de bens, serviços e turismo, diz o estudo.
“Esperamos que as vendas aconteçam dentro ou acima do esperado. Mas, caso sobrem embalagens, nossas clientes confeiteiras poderão transformá-las em vendas também depois da Páscoa e isso dá mais tranquilidade para todos nós”, finaliza Anderson. - Foto divulgação.
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