domingo, 12 de março de 2017

Sucesso = sonho = persistência

Um antigo sonho, assim começa o projeto da Cave Colinas de Pedra, que fica em Piraquara, região metropolitana de Curitiba (PR). O empresário Ari Portugal, idealizador e fundador da Cave Colinas de Pedra, em 1999 comprou uma área de 45 hectares aos fundos da Estação Ferroviária de Roça Nova, em Piraquara (PR), para em princípio criar uma pousada ecológica. 

No ano seguinte, uma nova oportunidade surgiu, e o empresário arrematou em leilão público, da extinta Rede Ferroviária Federal S.A - RFFSA, a estação, o túnel ferroviário desativado, localizado a 140 metros da estação e uma litorina sucateada. "Tudo ainda cabia no projeto para integrar a pousada", explica Rafaelle Portugal filho do empresário e administrador da Cave.
            
Após a aprovação de todos os projetos, surgiu uma nova ideia, a de viabilizar a adaptação do túnel em cave de maturação de espumantes. Deu certo.

A capacidade de armazenamento é de 50.000 garrafas, porém existe uma cave reserva, podendo elevar esse número a 500.000 garrafas. Vale dizer que a Cave Colinas de Pedra faz a guarda, maturação e processos finais do vinho espumante, pelo método de elaboração Champenoise, que compreende a rèmuage, dégorgement, adição do licor de expedição, rolha, gaiola e rotulagem.

 "A primeira fase de elaboração do espumante é feita pela tradicional vinícola brasileira Cave Geisse, localizada em Pinto Bandeira (RS), de propriedade do respeitado enólogo chileno Mário Geisse, orgulho em ter essa parceria de sucesso", explica Rafaelle que ainda completa que toda administração fica por conta da família Portugal.
           
 A Cave Colinas de Pedra oferece aos visitantes e clientes o vinho espumante da marca própria Tunnel nas versões Nature, Brut, Extra Brut, Brut Rosé, Moscatel e Moscatel Rosé.
            
A Estação Roça Nova, cuidadosamente restaurada seguindo as principais características da época, abriga em dois pavimentos, restaurante e loja de venda das Espumantes da Cave Colinas de Pedra. Na cozinha, a matriarca da família Portugal,  Rosi Mari, esposa do fundador Ari, cria deliciosos pratos exclusivos, que harmonizam com os espumantes Tunnel. Além de queijos diversos, pães especiais, mini saladas e deliciosas sobremesas. A Mesa Gourmet, convida os visitantes a degustar cada prato com muita tranquilidade e, claro, apreciando uma espumante, num ambiente cheio de nostalgia, por vezes interrompido pelos apitos dos trens que passam a poucos metros da estação.

Dias de funcionamento: de quarta a domingo das 10 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados opção da Mesa Gourmet no almoço.
Contato - pelo whatsapp (41) 9 9667-5000.

** Eventos – reservas de quarta a sexta-feira (mínimo 25 pessoas) e finais de semana (sob consulta) através do email contato@cavecolinasdepedra.com.br

Como chegar: A partir das alças do Contorno Leste/PR 415, em Piraquara/PR, seguir em direção ao centro da cidade de Piraquara (+/- 2,5 km). Passando a Prefeitura, virar a direita no Posto Ipiranga, pela Rua Maria Carolina Wilk e seguir até o final (cerca de 500 metros). Virar a direita, pela Rua Nova Tirol, e seguir em frente por aproximadamente 3,5 km, até chegar no Posto de Saúde das Capoeiras dos Dinos. Neste ponto, virar a esquerda pela Rua Antonio Brudeck e seguir por 5 Km, até chegar na Antiga Estação Ferroviária de Roça Nova, hoje Cave Colinas de Pedra. 

Na foto: Rafaelle Portugal e o Ari Portugal ( pai e filho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário