quarta-feira, 29 de março de 2017

Santuário do Espumante Brasileiro

Santuário do Espumante Brasileiro. Isso mesmo. Foi a melhor definição que deram para a Cave Colinas de Pedra. Um local de turismo enogastronômico, pouco mais de 30minutos de Curitiba. Fica em Piraquara. Para mim, uma grata surpresa quando a “ficha” caiu. Vi a história de um sonho realizado. 

Sim. Há 15 anos ou mais, quando era repórter de turismo da Gazeta do Povo fiz uma entrevista com o empresário Ari Portugal sobre um projeto, dele, para uma das estações da Rede Ferroviária Federal S.A - RFFSA que ele havia comprado em leilão. A Estação Roça Nova estava junto a uma área de 45 alqueires de sua propriedade. O tempo passou. 

No último final de semana fui convidada para conhecer a Cave Colinas de Pedra que, além de seu excelente restaurante, tem um túnel, distante 150 metros da estação, que foi adaptado em cave de maturação de espumantes.
O local é muito bonito, rodeado da Mata Atlântica. 
A visita começou com um bate-papo de Rafaelle Portugal filho do empresário e administrador da Cave. Relatou um pouco da história e como o empreendimento começou. Foi aí que minha “ficha” caiu e lembrei da entrevista. Naquela ocasião a Cave não estava no projeto, era apenas uma pousada e um restaurante. E foi assim, a cada passo, vivenciando belíssimas surpresas.
Ciceroneados pelo sr. Ari, nos dirigimos à Cave percorrendo-a com um trenzinho improvisado. Ao chegar no “destino” uma verdadeira aula sobre espumantes, seguida de degustação. O vinho espumante, da marca própria, é o Tunnel nas versões Nature, Brut, Extra Brut, Brut Rosé, Moscatel e Moscatel Rosé. A primeira fase de elaboração do espumante é feitapela tradicional vinícola brasileira Cave Geisse, localizada em Pinto Bandeira (RS), de propriedade do respeitado enólogo chileno Mario Geisse.
 
Já a Estação Roça Nova, cuidadosamente restaurada seguindo as principais características da época, abriga em dois pavimentos, restaurante e loja de venda das Espumantes da Cave Colinas de Pedra.
Na cozinha, a matriarca da família Portugal, Rosi Mari, esposa do fundador Ari, cria deliciosos pratos exclusivos, que harmonizam com os espumantes Tunnel. Além de queijos diversos, pães especiais, mini-saladas e saborosos mini-pratos, além de deliciosas sobremesas. 

A Mesa Gourmet, convida os visitantes a degustar cada prato com muita tranquilidade e, claro, apreciando uma espumante, num ambiente cheio de nostalgia, por vezes interrompido pelos apitos dos trens que passam a poucos metros da estação.

Colinas de Pedra é aberta ao público de quarta a domingo das 10 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados opção da Mesa Gourmet no almoço. Contato - pelo whatsapp (41) 9 9667-5000. – Fotos Felipe Almeida e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário