Mas obter para o diploma de " chef de cuisine"é preciso passar por provas. Afinal, o curso é longo e feito por módulos. Cada um desses módulos precisa de aprovação.
Foi assim que ontem (05 de setembro)juntamente com Marcio Silva, diretor do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, o chef José Serra e a jornalista Aline Cambuy, participipamos do juri da prova referente ao módulo 6 - Cozinha Criativa, do curso Chef de Cuisine Modular do Espaço Gourmet.
Quando, antecipadamente, soube da surpresa que o chef/orientador Dyogo do Prado havia preparado para os alunos, tive pena e receio do que estava pela frente. Eles não sabiam, mas iriam cozinhar em uma churrasqueira do Parque Barigu.
Desafios e criatividade
Para os alunos, tudo começou na terça-feira quando foram orientados a fazerem um cardápio: entrada, prato principal e sobremesa, para a prova final. O grupo teria R$ 150 para as compras no Mercado Municipal.
Mas, na quarta-feira, o chef Dyogo do Prado informou que fizessem outro cardápio e que o frango teria que estar no prato principal. Tudo mudado, foram para o Mercado, depois para a escola, e iniciaram os preparativos para a prova do dia seguinte.
Preparam a massa do macarrão que entraria no prato principal. Fizeram a revisão do cardápio que constou de: Entrada - endívias ao blue cheese e nozes; Prato principal - frango à cacciatore com fettuccine; Sobremesa- trufa de pralina. Na oportunidade ficaram sabendo que o chef José Serra um dos jurados, era diabete e deveriam fazer uma sobremesa diferenciada para ele. Mais um desafio, pois tudo já estava comprado e deveriam utilizar o que tinham.
A equipe foi definida: Vanessa Farias - Chef; Samantha e Jessyca - Sous chef; Fábio Kolut - Garde manger; Alessandra Becker e Sheila Morais - Tourier -massas; Maisa Arrata e Gabriella Aragão - Auxiliares; João Santos e Fabi Costa - Patissier; e Carla Franzo - Maitre.
Quinta-feira prova final. Os alunos teriam duas horas para preparar o almoço que deveria ser servido às 12h. Porém, quando chegaram a escola que ficaram sabendo que iriam cozinhar em uma churrasqueira do Parque Barigui.
O chef José Serra observava tudo discretamente.
A churrasqueira não tinha grelha. As panelas foram colocadas em cima de espetos. Tudo improvisado.
A fumaça não dava trégua. O maior problema era controlar o fogo. O almoço tinha que sair e o chef Dyogo do Prado combrando horário.
Mesas improvisadas serviam de apoio. O planejamento foi fundamental para que tudo saísse no horário.
Ao meio-dia o almoço estava pronto. De entrada, endívias ao blue cheese e nozes.
O frango à cacciatore com fettuccine estava muito bom para meu paladar. Aromático e saboroso. Os alunos tiveram a preocupação de, ao servir, esquentarem o prato.
De sobremesa, trufa de pralina, excelente.
Para o chef José Serra, frutas selecionadas e com bonita apresentação.O vinho que acompanhou foi o italiano Chianti, da Villa Fabrizia. Um tinto seco, de boa acidez, nada enjoativo. Álcool muito bem integrado.
A foto histórica do grande desafio. Parabéns à equipe de novos "chefs" e, principalmente, ao Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Fotos Marian Guimarães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário