quarta-feira, 29 de maio de 2019

13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo


A Biblioteca Pública do Paraná recebe, a partir do dia 6 de junho, uma exposição com as melhores fotos do 13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. A abertura acontece às 18hs e a mostra fica em cartaz até 6 de julho. A entrada é gratuita.
Além da exposição, a BPP também recebe uma palestra e uma oficina com os fotógrafos João Maia e Valdir Queiroz. Os dois são portadores de deficiência — Maia é deficiente visual e Queiroz, cadeirante — e vão falar de suas experiências profissionais.
A palestra acontece no dia 7 de junho, às 17h30, no 3º andar da Biblioteca (Sala de Coworking). Já a oficina será realizada no dia 8 de junho, das 9h às 12h30, na Seção Braille. Há 20 vagas disponíveis e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas na Biblioteca.
Premiados
Nesta edição do Prêmio, cujo tema foi o campo, 3,4 mil imagens foram inscritas. Os vencedores foram Rafael Sampaio Martins (Brasil) e Jorge Gastón Gándara (Argentina), na categoria “Profissional”, e Elias Rodrigues de Oliveira e Gustavo Pereira Castro, ambos brasileiros, na categoria “Aficionado” (amador).
O júri também escolheu, de forma excepcional, outras quatro fotos como menção honrosa. Os autores e as respectivas categorias são: Fernando Kluwe Dias (Profissional/Campo), Jonathan Campos (Profissional/Máquinas), Rafael Saldanha (Amador/Campo) e Fausto Orli da Rosa (Amador/Máquinas). No total, 30 imagens estarão expostas na Biblioteca.
Além de Curitiba, a exposição com imagens do Prêmio também acontecem em Córdoba (Argentina), Cuiabá (MT), Petrolina (PE) e Bogotá (Colômbia).
O Prêmio
O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um dos mais tradicionais concursos do segmento da América do Sul. Em 13 anos de história, cerca de 25 mil imagens foram inscritas. A organização já realizou 60 workshops e 200 exposições em 115 cidades de cinco países, para um público total de 510 mil pessoas. O prêmio é um projeto cultural realizado pela Mano a Mano Projetos, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e Banco CNH Industrial. - Foto divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário