O Bar do Jão, de São Paulo, foi eleito campeão nacional do Comida di Buteco 2017. O bar paulistano, comandado por Alexandre Alves Nunes, ganhou com o petisco Bacalhau da Dona Arminda (lombo de bacalhau desfiado com quinoa, linhaça, cebola roxa, tomate e azeitona preta, servido em rodelas de pães regados com azeite de ervas e temperos especiais). No evento, realizado na noite desta terça (11), no Solar do Centro de Convenções SulAmérica, foram anunciados também o segundo e terceiro lugares: Bar do David, do Rio de Janeiro; e Bar Chopp Tuim, de Porto Alegre, respectivamente.(Crédito Fernando Sales)
OS CAMPEÕES
1º Lugar - Bar do Jão
O Bar do Jão foi fundado em 1994 e está na segunda geração de administração familiar. Participou pela segunda vez do Comida di Buteco com o Bacalhau da Dona Arminda. Segundo Alexandre, dono do bar, “é uma homenagem à Dona Arminda e ao Senhor Carolino, casal português que meu pai conheceu em 1962, ao chegar ao Brasil. Esse casal ajudou muito meu pai, João, até que ele se estabelecesse na cidade de São Paulo. Como meu pai adorava bacalhau, Dona Arminda sempre fazia esse petisco. Daí veio a inspiração. Fizemos algumas adaptações sem alterar as características originais”.
O petisco é elaborado com lombo de bacalhau desfiado com quinoa, linhaça, cebola roxa, tomate e azeitona preta, servido em rodelas de pães regados com azeite de ervas e temperos especiais.
Bar do Jão fica na Rua Antônio Lôbo, 33 - Penha de Franca - São Paulo/SP | Telefone: (11) 2941-8373 (Foto divulgação)
2º Lugar - Bar do David
O Bar do David, aberto desde 2010 e participante do Comida di Buteco desde 2011, representa muito bem o que é o concurso: de uma birosquinha na favela, hoje é um buteco que se tornou uma atração turística e que aparece nos guias do mundo todo. Comandado por David Bispo, o boteco foi o 1º eleito como o Melhor Buteco do Brasil em 2016 e, em 2017, disputou o título mais uma vez.
O petisco recebeu o nome de Saudosa Maloca. Bolinhos de milho com queijo recheados com carne seca ao molho de azeitonas.
Bar do David fica Ladeira Ari Barroso, 66 lj 3, Chapéu Mangueira – Leme/RJ | Telefone: (21) 2542-4713 (Crédito Reynaldo Peixoto)
3º Lugar – Bar Chopp Tuim
Bicampeão do concurso em Porto Alegre, o Bar Chopp Tuim é um dos butecos mais tradicionais da cidade. Localizado no centro histórico, reduto de jornalistas e boêmios que se reúnem em volta do balcão para comerem os famosos petiscos, tomarem uma cerveja gelada e colocar o papo em dia. Já está na terceira geração da família e, hoje, André Ervalho é quem comanda a cozinha e o salão desse ícone da cidade.
Uma curiosidade é que o nome Tuim tem duas versões, ambas falam sobre o menor pássaro da América Latina, que leva esse nome. A primeira é por ele ser um pássaro pequeno e o bar também ser pequeno, o bar era um Tuim. Já outros clientes contam que o pássaro Tuim não toma água, apenas líquidos oriundos de plantas e frutos e claro, os clientes assíduos também não tomam água, apenas cerveja.
O petisco recebeu o nome de "Navegar é Preciso" . Feito com bacalhau às natas com lula defumada, gratinado com torradinhas e parmesão.
O Bar ChoppTuim fica na Rua General Câmara, 333, Centro Histórico – Porto Alegre/RS | Telefone: (51) 3085-8851 (Crédito Marian Fontoura)
Comida di Buteco aconteceu entre os dias 14 de abril e 14 de maio, quando 520 “butecos” de norte a sul do país concorreram ao título de melhor “buteco” de sua cidade. O tema para a criação do tira gosto participante foi CEREAIS, ingredientes presentes em todo o Brasil com sua variedade e versatilidade.
Durante esse período, o público e três jurados, por buteco, visitaram os bares concorrentes e deram suas notas, que tiveram peso de 50% cada. No mês de maio foram realizadas festas de premiação – Saideira -, onde foram anunciados os melhores “butecos” de cada cidade, que passaram a concorrer ao título de MELHOR BUTECO DO PAÍS.
Em junho, um novo comitê de jurados escolhido pelo concurso conheceu os vencedores de cada uma das 20 cidades e deram suas notas, apuradas pelo Instituto Vox Populi. A eleição do Melhor Buteco do Brasil tem o ineditismo mundial de eleger um ícone cultural do cotidiano de um país a partir da forma mais democrática e engajada possível: o voto.
A 18ª edição do concurso Comida di Buteco registrou resultados que mostram a importância do evento como real transformador social no segmento de bares. Os indicadores da edição 2017 são: 20 cidades em todas as cinco regiões do Brasil; 520 “butecos” no total concorreram ao título; 520 mil votos; 390 mil petiscos participantes vendidos; R$ 140 milhões na cadeia de valor em um mês de concurso; 6 mil empregos diretos; 5 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos participantes; 8 Milhões de page views no site; 520 mil pessoas engajadas nas redes sociais; 80 mil downloads do app Comida di Buteco.
O Comida di Buteco conta com o patrocínio da Amstel, Mc Cain, Getnet Martercard, Trident, Zero-Cal e Unisuam; o apoio da Smart Fit, Tabasco, Hellmann’s, Chandon, Odhen, Metro, Abrasel, Eletromidia, MercoGraff, SulAmérica, Otima, SindRio – Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro – Turismo e Riotur; e o Metrô Rio como transporte oficial.
quarta-feira, 12 de julho de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário