terça-feira, 29 de setembro de 2015

Brooklyn Brewery: encontro de delícias

De uns tempos para cá a variedade de estilos e sabores de cerveja é quase tão grande quanto do vinho. É impossível não gostar de uma. Como as harmonizações com vinho, agora o grande barato é servi-la com refeições caprichadas sem perder o refinamento ou estragar o paladar. Sim, você pode harmonizar cerveja com entradas, prato principal e sobremesas.

Recentemente participei de uma harmonização com a cerveja americana Brooklyn Brewery, no bonito e agradável restaurante Bobardí. Quem veio para comandar o encontro foi a embaixadora da marca no Brasil, Rafaela Brunetto. A responsabilidade dos pratos ficou com a experiente chef Renata Abreu. Tudo perfeito.
Como entrada optei pelo delicado Brandade, elaborado com batata amassada, lascas de bacalhau e tapenade de azeitonas. A harmonização foi com a Brooklyn Lager. De cor dourada e muito bonita. Baixa fermentação, sabor sutil, ao mesmo tempo com certo amargor.
De prato principal, escolhi o Carré de Cordeiro grelhado em crosta de ervas, com purê de mandioquinha ao toque de alho doce e tomates assados. A cerveja foi a Brooklyn IPA, de cor dourada escura. Robusta, cheia de personalidade e potência aromática, com 6.9% de teor alcoólico. Perfeita combinação com o prato.


As surpresas não pararam aí. Como sobremesa foi o tradicional Cheesecake com calda de frutas vermelhas. A harmonização foi com a cerveja Brooklyn Sorachi Ace, feita com um raro lúpulo de origem japonesa. Tem aromas cítricos e não é amarga. Muito persistente, adorei!
Cá entre nós, esta cerveja vai competir em igual escala com os espumantes. Isso mesmo. Com 7.6% de teor alcoólico, a refermentação na garrafa com levedo de champagne lhe proporciona uma excelente formação de espuma. Sua rolha e a "gaiolinha"são semelhante a de espumantes.

Evento prá lá de bom!!! Encontro de delícias!!!

Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário