segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Nhoque da Sorte

Como ocorre na maioria dos restaurantes italianos, dia 29 é dia do Nhoque da Sorte, da Fortuna e por aí afora. Supertição ou não, o prato é um dos mais saborosos da gastronomia italiana.

Nos restaurantes Allegrini (Allegrini Shopping Curitiba e no Allegrini Alto da XV) a data sempre está no calendário e é celebrada como Nhoque da Sorte.

O restaurante serve pratos elaborados exclusivamente para esse dia e todos os clientes ganham uma lembrança da casa para colocar sob o prato - um saquinho com uma moeda de R$ 1,00 - e que, segundo a lenda, é de onde originou a tradição.

Conta-se que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu à porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, apesar disso eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 07 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro.

Verdade ou não, dia 29 vamos comer nhoque!
Foto divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário