quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Espumantes superam vinhos finos

A chegada da primavera e a aproximação das festas de final de ano já refletem na mudança da escolha de compra do consumidor quando o assunto é bebida. Mesmo com excelente desempenho, os vinhos finos cederam a liderança em volume mensal para as borbulhas, que no mês de outubro correspondem a 72% das garrafas comercializadas, o equivalente a 4,6 milhões de litros. Mesmo assim, o incremento em relação ao mesmo período de 2019, quando foram vendidos 4,5 milhões de litros, não chega a 4%.

 Se considerarmos o intervalo de janeiro a outubro deste ano, foram vendidos 14,8 milhões de litros de espumantes, sendo 8,6 de brut (-3,80% em relação a 2019) e 6,2 de moscatel (17,38% se comparado ao ano anterior). A expectativa da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) é que as vendas de espumantes sigam na crescente, diante do Ano Novo que se aproxima, mesmo em meio a uma pandemia global.

As pessoas não vão deixar de brindar o término de 2020, para se despedir de todas incertezas e dificuldades que este ano nos trouxe, depositando em 2021 toda esperança necessária para um futuro melhor. Nosso desejo é que o Ano Novo chegue repleto de saúde, trazendo mais uma grande safra para que possamos brindar juntos um ano de retomada e de esperança”, espera o presidente da Uvibra, Deunir Argenta.

 Mas 2020, o ano da ‘Safra das Safras’, pode ser considerado também o momento em que os brasileiros descobriram o vinho brasileiro. Por uma série de fatores como a alta do dólar, a percepção da qualidade, o aumento da competitividade, a mudança de comportamento no hábito do consumidor, a melhor distribuição e a facilidade no acesso com o uso de ferramentas, o consumidor está aberto a viver novas experiências, a fazer descobertas, a degustar o diferente, o novo. E o Brasil tem tudo isso. Hoje, 26 regiões produtoras de 10 estados brasileiros elaboram vinhos, espumantes e sucos de uva de diferentes estilos e categorias, para distintos apreciadores e momentos.

 A grande performance do ano, mesmo que as vendas registrem uma queda de -13,16% de setembro a outubro, vai para os vinhos finos que brindam um incremento de 60,40% nos 10 meses de 2020 em comparação a 2019. São 20,8 milhões de litros contra 12,9 no ano passado. Se equiparado a 2016, um dos anos que servem como referência do setor, o aumento é de 25,73%.

Imagem: Divulgação Uvibra

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