quinta-feira, 23 de junho de 2016

Num cantinho das Mercês

Restaurante requintado, calmo, em um local não conhecido como “área gastronômica”,assim é o Ernesto Ristorante, no bairro Mercês. Foi lá que a importadora Porto a Porto promoveu recentemente wine dinner com vinhos do sul da Itália elaborados por cinco vinícolas que fazem parte do Grupo Farnese – Luccarelli, Caldora, Cantina Cellaro, Vigneti del Vulture e Vesevo. 

Quem veio para apresentar os rótulos aos convidados foi o diretor de exportação do Grupo Farnese, Marco Scarinci. O cardápio, impecável, foi do chef Dudu Sperandio.
Como entrada foi servido um Bacalhau cremoso com tapenade de azeitonas pretas e pão crocante, preparado com notável simplicidade e grande atenção nos detalhes. O vinho foi o branco Pipoli Greco-Fiano IGP do produtor Vigneti del Vulture na região da Basilicata, elaborado com as  uvas são Fiano e Greco, ambas consideradas milenares. A graduação alcoólica é de 12%. Final muito agradável.
Depois foi a vez de uma deliciosa Polenta cremosa com ragu bolonhesa, guanciale trufada e grana padano, harmonizada com os vinhos Micina Nerello Mascalese/Nero d'Avola IGP e Caldora Yume Montepulciano D'Abruzzo DOC, ambos excelentes. Mas, de repente, a gente faz escolha, preferi o Micina elaborado pela Cantina Cellaro na Sicília com as uvas Nero d'Avola e Nerello Mascalese. Um tinto seco, encorpado, apresenta boa acidez, taninos muito bem estruturados com final longo. A graduação alcoólica é de 13,5%.
 Mas o Caldora Yume Montepulciano D'Abruzzo DOC também merece destaque. Elaborado com a uva Montepulciano, a vinícola Caldora é um dos maiores vinhedos corporativos na região de Abruzzo. Um tinto seco, encorpado, com boa acidez e taninos abundantes, porém macios. A graduação alcoólica é de 13,5%.
Outra harmonização certeira foi do prato principal: Mignon grelhado com molho de trufas negras e risoto cremoso de funghi porcini com trufas brancas, com os vinhos Luccarelli Primitivo di Manduria Old Vines DOP e o Lune Nerello Mascalese/Nero d’Avola IGT. O Lucarelli, um tinto aveludado, com taninos finos e macios, elaborado na região da Puglia com a uva Primitivo, de videiras muito antigas. 
Já o Due Lune Nerello Mascalese/Nero d’Avola IGT, é elaborado na Sicília, tem as uvas Nero d´Avola e Nerello Mascalese. No paladar é encorpado, com taninos muito bem estruturados e final longo. O vinho se chama Due Lune por que a Nero d´Avola é colhida e depois se espera um ciclo lunar para a colheita da Nerello. IGT significa Indicação Geográfica Típica.
Para encerrar, como sobremesa o Brownie de chocolate, Bourbon, sorvete de creme, calda de chocolate e mel trufado, servida com o vinho Madeira Justino’s 10 anos.

Um pouco das vinícolas
A Itália hoje é o maior produtor de vinhos do mundo, posto que rivaliza ano a ano com a França.

Luccarelli: localizada na Puglia, a Luccarelli é o mais recente projeto de Valentino Sciotti. Ele achou a Cantina por acaso e, pela sua grande experiência em produção de vinho, viu que ali havia um grande potencial. Com pequenas mudanças na adega, elabora vinhos modernos com notável expressão que conquistam admiradores por todo o mundo.

Caldora: é um dos maiores vinhedos corporativos na região de Abruzzo, com um total de 1200 hectares. Apenas os 200 melhores hectares são selecionados para a elaboração dos vinhos engarrafados com o nome Caldora. A maior parte dos vinhedos localiza-se na área de Ortona, um microclima muito especial entre a Costa Adriática e a Montanha Maiella.

Cantina Cellaro: localizada perto do assentamento histórico de Sambuca di Sicilia, na ilha da Sicília, a Cantina Cellaro foi fundada em 1969. Hoje a Cooperativa é constituída por 500 sócios que fornecem uvas para a produção de vinhos IGT e DOC. Algumas videiras estão a até 700 metros acima do nível do mar e em condições ideais para o desenvolvimento e amadurecimento das variedades autóctones e internacionais.

Vigneti del Vulture: está situada em um vasto território da Basilicata, dominado pelo vulcão Vulture Monte (inativo). Hoje os agricultores são recompensados ​​pelos danos causados ​​pelas erupções dos séculos passados com a incomparável riqueza de minerais do solo, que dá as uvas uma complexidade única. Os vinhedos estão a 600 metros acima do nível do mar, em média, e dão origem a vinhos estruturados feitos da uva Aglianico. Essa cepa antiga pode produzir vinhos excelentes, bem encorpados e com sabores de cerejas cozidas, chocolate e alcatrão.

Vesevo: o nome Vesevo foi escolhido para homenagear o vulcão Vesúvio. Criada em 2000, a vinícola é uma das mais expressivas da Campânia, com 60 hectares em uma região de microclima muito especial, com solo vulcânico. Qualidade, personalidade e originalidade são o resultado da ligação entre valores tradicionais e tecnologia moderna.
Ernesto Ristorante – Rua Myltho Anselmo da Silva, 1483, Mercês. Capacidade para 50 pessoas. Abre de terça a sábado para jantar a partir das 19h30. Fone (41)4141-5477.

Crédito das fotos Carlos Poly e divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário