segunda-feira, 20 de junho de 2016

Festival Internacional de Turismo das Cataratas

A 11ª edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, superou as expectativas e todos os recordes de participantes, com maior público, número de estandes e expositores. Mais de 7 mil pessoas circularam pela feira instalada no Rafain Palace Hotel & Convention Center e também frequentaram os workshop, cursos e palestras.

De quarta (15) a sexta-feira (17), foram mais de 30 atividades paralelas. Entre elas a Arena Gastronômica Brasil Sabor, o Hackatour Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Vinhos Argentinos, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Expo Hotel Cataratas, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão Mice Cataratas e uma Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, e também o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, em conjunto com o VI Thermal Meeting OMTh/ALATh Latin America 2016.

O público diverso foi formado por gente de todo o Brasil e exterior, entre eles mais de mil estudantes. Ao todo, foram mais de 50 caravanas, vindas de 60 cidades do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Para Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo Iguaçu, os resultados desta edição são mais uma prova do potencial da região como destino de lazer, eventos, ecoaventura e compras, a partir de uma boa gestão integrada de turismo.


O Festival Internacional de Turismo das Cataratas tem o apoio da Fecomércio, Sebrae, Ministério do Turismo, governo do Estado e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Em 2017, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o “Ano do Turismo Sustentável”, o FIT será entre os dias 21 e 23 de junho.
Paulo Angeli coordenador do Festival abriu o evento saudando autoridades, convidados e imprensa especializada.
Em se discurso o presidente da Embratur, José Antônio Parente, se comprometeu a dar “grande divulgação” ao Destino Iguaçu durante a Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, por meio de parceria com a Itaipu. 

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-R) esteve presente com a Arena Gastronômica Brasil Sabor, onde o público pode saborear e aprender técnicas de preparo de receitas especiais.
No Salão do Vinho Argentino, além de bons vinhos para se degustar e também adquirir, informações precisas sobre a  2.a edição da Feira Oda al Vino que ocorre nos dias 2 e 3 de setembro no shopping Iguassu Urban Mall, em Puerto Iguazú. O evento vai reunir mais de 60 vinícolas de Mendoza e Salta.
Nos estandes sempre uma atração musical.


A gastronomia também se fez presente. No estande da cidade de Maripá, o peixe desossado, recheado e assado na grelha era servido aos visitantes.  A tradicional Festa das Orquídeas e do Peixe acontece de 26 a 28 de agosto. Com pouco mais de 5.800 habitantes, Maripá é conhecida internacionalmente como a Cidade das Orquideas.
Fiz questão de conhecer o protótipo do carro elétrico da Itaipu.
Participei da aula da chef Rosane Radeki (restaurante Girassol) auxiliada pelo chef ClaudineiOliveira(restaurante Mukeka).Rosane ensinou a fazer a linguiça artesanal com molho picante.  Sucesso absoluto. Fiz questão de ser clicada com esses badalados chefs.


Com o  jantar Arroz Amigo, no restaurante do hotel Recanto Cataratas Resort, o FIT- Festival Internacional de Turismo encerrou com Chave de Ouro. Parabéns aos organizadores. 


Crédito das fotos Nilton Rolin/Itaipu Binacional, Rubens Fraulini/Itaipu Binacional e Marian Guimarães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário