terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Degustação comentada de café

Se você gosta de café é quer conhecer um pouco mais sobre esta rubiácea, não pode deixar de participar do Cupping, realizado quinzenalmente no Lucca Cafés Especiais. No próximo sábado (30 de janeiro) tem outro. O evento com vagas limitadas- custa R$ 40,00 por pessoa-, ocorre das 11 às 12 hs, na Alameda Pres. Taunay 40 (perto do Shopping Crystal). No final da degustação o participante recebe um pacote do café que foi degustado, o de sua preferência.

Cupping é uma degustação comentada de café. Aborda sempre um tema, que pode ser de uma fazenda, de uma região, ou de um processo sobre os grãos e sua elaboração. É uma boa oportunidade de conhecer a diversidade dos cafés brasileiros. 

No comando do Cupping está Georgia Franco de Souza, uma das baristas mais respeitadas do país. 
No primeiro passo o participante vai sentir o aroma do café em pó e fazer comparação entre eles (sempre são cinco cafés).
Posteriormente a experiência se repete. Desta vez é colocada a água na temperatura correta. Você mexe ligeiramente e vamos aos aromas. 
Em seguida, delicadamente, retira-se a espuma e prova o café. É uma experiência muito interessante. Surpresa a cada passo. Vale a pena.
No último 16 de janeiro, o Cupping foi realizado com a presença de produtores das Montanhas do Espirito Santo (Edmar e Yvonne Zuccon - Fazenda Santa Clara) e da Alta Mogiana ( Alexandre e Helen Engler - Fazenda Santa Tereza).
Três dos cafés degustados foram da Fazenda Santa Clara, que tem se destacado pela ousadia no processo de colheita e pós-colheita, produzindo verdadeiras obras raras. O Café Zuccon está à disposição dos consumidores no Lucca Cafés Especiais, assim como cafés das várias regiões do país.
Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário