terça-feira, 16 de agosto de 2022

Bife Pobre Juan é sucesso no menu

A qualidade de um corte bovino é um conceito complexo, que abrange diversos aspectos da cadeia agroindustrial, que vão desde o nascimento do bezerro ao preparo. E no Restaurante Pobre Juan, localizado no Pátio Batel, as características de cada corte são levadas ao extremo, para que atinja a qualidade máxima ao servir um prato. Todos os cortes servidos no restaurante são considerados nobres, mas vale o destaque para o Bife Pobre Juan, que chega com muito marmoreio e suculência.

Existem três fatores determinantes que impactam na qualidade dos cortes: o cuidado com o animal (o tipo de tratamento dedicado a ele na fazenda, que vai da alimentação ao bem-estar animal); o tempo de maturação da carne; e a técnica utilizada para cortar e assar”, explica a chef executiva do grupo, Priscila Deus.

O que faz do Bife Pobre Juan sucesso no menu são suas características de corte: ele é retirado do ancho (também conhecido como filé de costela ou entrecôte). Esse corte corresponde à capa do ancho e atinge alto nível em todas os principais atributos que um corte pode ter: sabor, maciez e suculência. “Tudo isso, devido ao seu alto grau de marmoreio, que é a gordura entremeada nas fibras da carne”, comenta.

Inclusive, o ancho, como descreve Priscila, é o príncipe encantado do Pobre Juan, pois é dessa parte do boi que são retirados quatro cortes diferentes e cada um com características muito particulares: o Bife Ancho, Ojo del Bife, Flat Eye Steak e o Bife Pobre Juan. 

E o que determina, afinal, se uma carne é nobre? Segundo, a chef do grupo, são as raças dos animais (Hereford e Angus) e a qualidade no tratamento do boi. “Outra raça bovina que está em ascensão é o Wagyu, proveniente do Japão. Essa raça consegue entregar cortes que estão em outro patamar quando se trata de marmoreio”. Atualmente, estão disponíveis no Pobre Juan dois pratos com carne dessa raça. Ambos têm classificação A5 BMS 10, a mais alta entre todos os cortes disponíveis no Brasil.

Um pouco sobre o Pobre Juan

Inspirado nas típicas casas argentinas, o restaurante Pobre Juan é uma das mais conceituadas casas de carnes no país e ficou famoso por sua parrilla (grelha argentina) premium, cortes de carnes nobres especialmente selecionados, excelência na carta de vinhos e seu ofurô de cervejas. 

Para garantir a qualidade dos cortes Pobre Juan, a marca monitora cada etapa. Tudo começa com a seleção dos animais, passando pelo acompanhamento de sua alimentação, até o porcionamento em cortes exclusivos e controle total do processo de maturação. Apenas as peças selecionadas chegam às casas no período ideal e já prontas para o preparo.

O Pobre Juan surgiu em 2004, com o restaurante da Vila Olímpia, em São Paulo, a partir do desejo de um grupo de amigos em saborear boas carnes assadas na grelha, em um ambiente agradável e confortável. Atualmente, o grupo possui 14 casas no Brasil, nas cidades de São Paulo, Alphaville, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Manaus e Porto Alegre.

Na foto de Frederico de Souza Filico: Wagyu A5 Sirloin Steak: wagyu em fatias, emulsão de cabotiã com raspas de limão siciliano e farofa de pistache.


Restaurante Pobre Juan Curitiba fica no Shopping Pátio Batel, abre diariamente para almoço e jantar. Reservas: (41) 3020-3670. Foto Patricia Amâncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário