terça-feira, 30 de agosto de 2022

Alma Lusitana desembarca no Brasil


O charmoso restaurante Vindouro foi o local escolhido pela importadora Alma Lusitana fazer o lançamento de vinhos que compõe seu portfólio.

A Alma Lusitana traz ao Brasil toda a tradição vitinícola portuguesa, em rótulos que expressam as particularidades de diferentes terroirs do país. São vinhos, inclusive de talhas, como os produzidos em Vila Alva, aldeia típica localizada no coração do Alentejo, onde há uma grande tradição na produção de vinho através deste método artesanal. Os recipientes utilizados para a vinificação são as talhas, descendentes das grandes vasilhas romanas, com capacidade que variam entre 330 e 1300 litros. 

Como o nome sugere a adega possui apenas 26 talhas o que resulta em uma produção extremamente limitada, artesanal e de altíssima qualidade, conta Carlos Helder um dos proprietários da importadora, responsabilidade que divide com seu pai Carlos Albino e Gustavo Rigon Narciso.

Tivemos a oportunidade de degustar o Tinto do Tareco, elaborado com a Trincadeira, Aragonês e Tinta Grossa, de corpo médio, taninos finos e final longo, acompanhado por uma deliciosa tábua de frios.

Destaque também para os vinhos da Quinta da Vinha, uma adega de caráter familiar com 250 anos de tradição. Localizada no conselho de Penafiel em plena região demarcada dos vinhos verdes. Na Quinta da Vinha estão plantadas apenas uvas típicas das regiões demarcada e todo trabalho na adega é realizado pela família. 


Localizada em Montalegre extremo norte da região Trás-os-montes a FG Wines se solidifica com duas importantes marcas: Catavello e Mont´Alegre, que chegam com exclusividade ao Brasil pela Alma Lusitana, aqui representada pela sommelière Jucimara Rehbein Moreira.

No coração do Parque Natural da Serra Arrábida (península de Setúbal), se encontra a charmosa Quinta de Alcube. Esta pequena vinícola produz verdadeiras obras-primas engarrafadas, sempre em quantidade limitada e garrafas numeradas. Para comprá-las em Portugal é preciso pegar a estrada e se deslocar até a quinta. Seus vinhos não são vendidos em lojas e nem online se pode adquirir no país de origem. No Brasil a Alma Lusitana é a importadora exclusiva desta Adega Boutique que produz verdadeiras joias de tradicional vitivinicultura de Setúbal. 

 Provamos o Quinta de Alcube, elaborado com as uvas Trincadeira e Castelão, da safra 2020. Vinho macio e aveludado, de belíssima cor rubi. Adorei.

Já a vinícola Quinta da Devesa é outra propriedade que tem história secular. Em 1844 o conhecido Barão Forrester incluiu essa propriedade no que foi o primeiro mapa da Região Demarcada do Douro. Quase meio século depois, a família Fortunato adquiriu as terras e iniciou uma nova fase de investimento na produção de vinhos, com um enfoque maior no vinho do Porto. Os vinhos da Quinta da Devesa são premiadíssimos, com mais de 30 prêmios nacionais e internacionais no currículo. 

Provamos o Rosé, elaborado com as uvas Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tina Barroca e Touriga Franca. Delicioso aroma floral e frutas-vermelhas. No paladar doce, leve, fresco e equilibrado. Final longo. Muito bom.

A sommelière Jucimara Rehbein Moreira, representante comercial da importadora Alma Lusitana, entre os proprietários Carlos Albino e Carlos Helder

Todos os vinhos da Alma Lusitana tem como representante comercial a sommelière Jucimara Rehbein Moreira – fone (41) 98401-1149. Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário