segunda-feira, 20 de setembro de 2021

O segundo melhor doce e o Chef da Calçada

Há sete anos, o chef Elias Nunes Pastry trocou São Paulo por Curitiba. Com longa experiência em pâtisserie e massa, cuja bagagem vem de restaurantes italianos europeus e principalmente de Dublin (Irlanda) onde morou.Nos cinco primeiros anos na capital paranaense, seu fim de semana era na calçada, do lado esquerdo da entrada principal do Mercado Municipal. 

Todo paramentado, ficou conhecido como o Chef da Calçada. Ali comercializava suas massas artesanais, doces e bombons caramelizados, a Maçã do Amor e os tradicionais macarons (petit-four feito com massa de amêndoas, açúcar e claras). Muito alegre e comunicativo fazia questão em dizer que seu slogan era “o segundo melhor doce da cidade”. Perguntei – por que o segundo melhor? Sorrindo contou que quando chegou aqui e perguntava sobre algum doce, a resposta era sempre a mesma “é o melhor, não existe outro igual”. Foi então que pensou, “já que todos são os melhores, não vou fazer concorrência e os segundos serão os meus”. Cá entre nós, bem pensado.

Durante a semana a produção era para atender restaurante, cafés, eventos e alguns clientes por take away, no Centro Gastronômico Elias Nunes - Rua Domingos Benatto, 370, bairro Butiatuvinha. Veio a pandemia, restaurantes, cafés, eventos foram obrigados a fechar, e ele também teve que deixar a calçada. Mas não desanimou. Tinha certeza que “o segundo melhor doce da cidade” já se tornara conhecido. Verdade.

Atualmente o foco está nos deliciosos macarons, sejam de chocolate, chocolate com avelã, pistache, limão, laranja ou morango - é difícil escolher. As balas e a torta de limão somente por encomendas. Esta última é simplesmente imperdível. Já faz a festa só de olhar aquele imenso macaron com outros tantos coloridos na decoração.

Mas não são apenas os doces que encantam pelo sabor, as massas também são excelentes e levíssimas, e o chef Elias diz cheio de confiança “ovo, farinha e manteiga é igual no mundo inteiro, o importante é saber manusear os ingredientes, desde tempo a temperatura”. Entre as massas mais solicitadas está o talharim, e ele acrescenta “ é vaptvup, um bom azeite o queijo parmesão e não se esquece jamais”. Aqui eu confirmo porque já provei.

Porém, mesmo com pandemia o trabalho continua acelerado, mas o Chef da Calçada vai ser apenas lembrança. Suas massas artesanais, macarons e doces caramelizados estão a todo vapor e agora oferecidos somente no sistema de delivery e TakeAway pelo telefone (41) 99276-9348 - Rua Domingos Benatto 370A, no bairro Butiatuvinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário