sábado, 4 de setembro de 2021

Academia Abrasel/Inspirar Gourmet forma primeira turma

 A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), junto com a Inspirar Gourmet (franquia do Grupo Inspirar) formaram a primeira turma da Academia Abrasel/Inspirar Gourmet. Os 18 alunos do segmento “à la carte” já estão com entrevistas marcadas para serem absorvidos como profissionais para o setor da gastronomia. “Temos muito orgulho desse projeto e estamos muito felizes em poder contribuir de forma significativa para o setor”, explica o diretor da Abrasel, Luciano Bartolomeu. 

Yurik Eduardo Pedrozo, 26 anos, trancou o curso de publicidade e hoje faz gastronomia no período da noite. Para aprimorar e ganhar experiência no segmento, candidatou-se e foi selecionado para a primeira turma da Academia Abrasel. No dia seguinte da sua formatura já tem uma entrevista para trabalhar no restaurante Ibérico, próximo da sua casa. “A expectativa fica a mil. É a oportunidade de começar lá em cima, em um ótimo restaurante”, comenta orgulhoso. 

Ariane Ferreira do Santos, 21 anos, faz enfermagem, mas também se interessa pela gastronomia. “Ambas as profissões cuidam de pessoas. Vai muito além da função, envolve o amor mesmo”, comenta a formanda. “Neste curso eu me apaixonei ainda mais pela cozinha. Já tenho até entrevista marcada, estou na expectativa de saber o restaurante”, comenta Ariane. 

O projeto oferece 162 bolsas de estudos para jovens de 18 a 29 anos de Curitiba e Região Metropolitana interessados em trabalhar no setor da alimentação. Tudo é custeado pela Academia: uniforme, bolsa de estudo integral e auxílio transporte.  

São cursos preparatórios para atuar na cozinha e no salão de bares e restaurantes, tanto no segmento à la carte quanto no segmento buffet. “Esses alunos já saem daqui empregados e contratados, pois a lista de restaurantes esperando mão-de-obra qualificada é maior do que as vagas que ofertamos”, explica o presidente do Conselho da Abrasel-PR, Nelson Goulart.  

Os cursos são presenciais, têm duração de 15 dias e são realizados na sede da Faculdade Inspirar Gourmet que conta com 3 cozinhas profissionais completas. Para essa primeira etapa tiveram 262 candidatos e 34 foram aprovados. Os candidatos passam por uma entrevista com as psicólogas Fernanda Bond Miguel e Maria Thereza Bond, que avaliam aspectos comportamentais e de personalidade como relacionamento interpessoal, agressividade, subordinação, autonomia, atenção, dentre outros. “O objetivo é ter pessoas sem experiência no mercado, mas que buscam oportunidades. Por isso as competências técnicas não são levadas em conta, o que importa é a vontade de trabalhar, de aprender e se desenvolver”, explica a psicóloga e coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Inspirar, Maria Thereza Bond.  

Esse projeto é fantástico e estamos muito orgulhosos de termos sido a faculdade escolhida para a parceria com a Abrasel. Esses jovens saem daqui com boa noção técnica e com um excelente direcionamento no mercado de trabalho”, explica o presidente do Grupo inspirar, Marcelo Xavier.  

Agora já começa a turma de alunos do segmento buffet. As aulas vão de terça a domingo para que os jovens comecem a se acostumar à rotina de trabalho de bares e restaurantes. Eles ficam sob a orientação dos experientes chefs e franqueados da Inspirar Gourmet – Aguinaldo Monteiro, Larissa Guzzo e Kaue Henrique. Vagas abertas para novas turmas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0x4NcbekWNUH-QlBp9AVGI7cULs1h5Eee8WO-bwRM7Af14Q/viewform?usp=pp_url  


Nenhum comentário:

Postar um comentário