O vinho carrega a marca Almadén. Suas uvas são cultivadas no Vale do São Francisco (BA), Nordeste Brasileiro, esbanjando toda tropicalidade que conquistou um júri internacional formado por 55 especialistas, 55% deles de fora da França. O primeiro moscatel frisante da Miolo Wine Group, lançado em 2019, se destacou entre 182 amostras de 19 países.
A exemplo do moscato d’Asti produzido no Piemonte (Itália), o Almadén Frisante também parte do mosto (suco) de variedades moscateis com baixa fermentação que proporciona um produto de menor graduação alcoólica (7% vol), com menos pressão de gás carbônico e levemente borbulhante. A escolha de produzir no Vale do São Francisco decorre da perfeita adaptação das variedades moscateis ao clima tropical seco da região, agregando ao produto mais frescor e intensidade aromática. Ao lançar o Almadén Moscatel Frisante, a empresa posta na tendência de consumo de produtos com menos álcool, mais leves e versatilidade.
O Almadén Moscatel Frisante Rosé é a cara do Brasil, podendo ser degustado em diversas ocasiões e de diferentes formas, sozinho ou num drink. Democrático, é super acessível com valor sugerido de mercado de R$ 34.
Realizado pela Organisation of the Forum Œnologie Association, este é um dos concursos específicos realizado pela instituição. O envio de amostras do Brasil pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) é tradicional.
O VINHO
ALMADÉN MOSCATEL FRISANTE ROSÉ – 7% Vol.
Elaborado pelo método de fermentação natural “Asti” a partir de mosto (suco) de uvas moscateis (brancas) cultivadas nos vinhedos próprios da Vinícola Terranova, no Vale do São Francisco (BA). O frisante branco é um vinho fácil de beber e muito agradável.
Vinificação
Desengace total, sem esmagamento. Maceração curta (1 a 2 horas na casca) e prensagem em prensa pneumática, com rendimento flor de 60%. Clarificação estática do mosto flor a frio. Fermentação alcoólica em autoclaves até 7% de álcool com temperatura controlada de 13°C a 15°C, permanecendo com açúcar residual de 40 g/l e pressão de 3 atm. Engarrafamento isobárico para manutenção da pressão natural.
Análise Sensorial
Visão - Cor amarelo claro com reflexos esverdeados e de leve perlage.
Olfato - Intensos aromas florais como rosa e jasmim, e frutados como manga e melão.
Gosto - Vinho jovem e fácil, muito refrescante, de ótimo equilíbrio acidez/doçura.
Temperatura Ideal: 6ºC a 8ºC - Foto divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário