Um petisco simples que chegou a melhor idade. E põem idade nisso. Ela já ultrapassou aos 80 anos. Se tornou, inclusive, Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba. É a famosa Carne de Onça muito comum nos bares e botecos da cidade. A carne bovina, crua e bem picadinha (não é do felino), servida sobre fatias de broa e coberta de cebola e cebolinha.
O prato está completando cinco anos como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba e para comemorar a data, a Curitiba Honesta, portal de gastronomia que realizou as pesquisas para elevar o prato a patrimônio, promove a quinta edição do Festival de Carne de Onça, de 21 de setembro a 10 de outubro. Participam 30 bares da cidade, servindo suas versões para o tradicional petisco ao valor fixo de R$ 19 a porção.
Segundo Sérgio Medeiros, editor do portal Curitiba Honesta, “o objetivo do festival é principalmente ajudar o setor de gastronomia em sua retomada e cada vez mais fortalecer a carne de onça como nosso patrimônio cultural”. A Curitiba Honesta realiza anualmente vários festivais gastronômicos, entre eles também o Festival do Pão com Bolinho (também muito típico da cidade), Circuito do Sanduíche, Festival do Pêéffe e Circuito de Pizzas.
Veja quem traz suas releituras para o petisco.
Participantes do 5° Festival de Carne de Onça de Curitiba:
A Ostra Bêbada
Academia das Cervejas
Armazém Santa Ana
Bar do Dante
Barbaram
Baroneza
Bodesza
Brasil Craft Food
Burguer Bar
Canabenta
Cartolas
Charles Burguer
Dom Cervantes
Green Gate
Hamburgueria Água Verde
Hamburgueria das Américas
Jabuti
Jackson Assados
Maia Box & Oba Gastronomia
Mas Será o Benedito?
Mavy Pub – São José dos Pinhais
Mavy Pub Mondri – São José dos Pinhais
Quermesse
Quintal 68
Rancho da Joaninha (delivery)
Silzeus
The Barbecue
Ushuaia
Wit Bar
Zeppe Focacceria
Para conhecer todos as receitas e endereços, basta acessar o site www.curitibahonesta.com.br. - Fotos Gean Cavalheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário