sábado, 14 de maio de 2011

Sabor e aroma do Douro e do Porto

Curitiba recebeu, no último dia 3 de maio, um dos maiores eventos de vinhos portugueses. Organizado pelo IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto), o evento foi realizado no amplo espaço do Hotel Pestana, contou com a presença de mais de 60 marcas, 30 importadoras e mais de 250 rótulos.

Degustações especiais, presença de enólogos e a confirmação da ascenção dos vinhos do Douro e do Porto brilharam durante toda a tarde e início da noite.

Para Luciano Vilhena Pereira, presidente do IVDP, o evento em Curitiba superou as expectativas, com a participação de inúmeros profissionais da área enogastronômica, proprietários de restaurantes, críticos e formadores de opinião.

É bom lembrar que em 2010, mais de 2,7 milhões de garrafas de vinhos com Denominação de Origem PORTO e DOURO foram exportados para o Brasil. Um registro ímpar que confirma o país como um dos mercados estratégicos para o setor , que apresenta nos últimos anos um contínuo e sustentado crescimento.

No caso do Vinho do Porto, trata-se do melhor registro desde 1951 e pela primeira vez ultrapassa o volume de negócios de 5 milhões de euros. No tocante aos vinhos do Douro, o ano passado foi o melhor ano de sempre, aqui também com 1,2 milhões de garrafas e um volume de negócios superior a 3,6 milhões de euros. O enólogo Cristiano Van Zeller, da Quinta Vale D.Maria, serve os jornalistas e enófilos Luiz Carlos Zanoni, Jackson Brustolin e Jamos Brustolin.
José Guedes da Quinta das Lamelas.Ana Pereira, da Douro Family Estates.

Fotos Diego Pisante e Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário