No próximo dia 10 de dezembro, acontece o lançamento – em evento fechado para convidados - do livro “História dos Bares e Restaurantes de Curitiba - Memória do Gosto”, publicação que resgata memórias relacionadas à cultura gastronômica da capital paranaense. Com realização da CANAL/mkt e da importadora Porto a Porto, o livro tem como fio condutor a história que passa pelas mesas de mais de 40 bares e restaurantes, tendo como pano de fundo o contexto histórico e social da cidade em diferentes períodos.
A diretora editorial Rafaella Malucelli faz questão de ressaltar que essa não é uma pesquisa fechada. “Iniciamos esse projeto com 24 locais definidos pelo conselho editorial. No entanto, o trabalho ganhou corpo e vida própria, então esse número aumentou muito e alguns estabelecimentos aparecem com mais destaque e outros são apenas citados”, justifica.
O ambicioso projeto contou com um time de consultores para fundamentar a pesquisa, entre eles, os empresários Pedro Corrêa de Oliveira e Aldo Malucelli, o enófilo e colunista da Gazeta do Povo e Revista Gosto, Guilherme Rodrigues e a gerente de marketing da Porto a Porto, Camila Podolak.
Para Pedro Corrêa de Oliveira, a miscelânea de culturas e pessoas de diferentes origens que aqui passaram, principalmente após a construção da estrada de ferro Paranaguá - Curitiba, fez de Curitiba um grande caldeirão gastronômico. “Além da comida caseira que observamos ser servida no dia a dia de bares, no começo do século XX, vemos inúmeros pratos e ingredientes de origens estrangeiras que aqui se tornaram parte do menu curitibano”, ressalta o diretor da importadora Porto a Porto.
domingo, 7 de dezembro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário