sábado, 15 de maio de 2010

Uma exposição de destaque

Vale a pena visitar a exposição “O Rosto Materno de Deus – Padroeiras dos Países da América Latina e Caribe", na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no campus de Curitiba

Trata-se de uma coletânea com imagens de Nossa Senhora vinda de 24 países da América e uma da França, dentre elas a de Nossa Senhora da Guadalupe, padroeira do México e consagrada pelo Papa João Paulo II como padroeira da América Latina. “O povo latino vê Nossa Senhora como mãe, amiga e protetora poderosa”, comentou o irmão Joaquim Panini (foto).

Das 25 imagens expostas, algumas têm pele escura, como a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e a padroeira da Argentina, Nossa Senhora de Lujan, também conhecida como “La Virgen Morena de Lujan”.

A imagem, que veio da Bolívia, uma das mais antigas, é Nossa Senhora de Copacabana, também chamada de Pacha Mamma, numa referência às mães indígenas. Ainda estão presentes imagens de El Salvador, Honduras, Guatemala (essa imagem foi esculpida por índios), Costa Rica, Panamá, Colômbia, Chile, Paraguai e Brasil.

A mostra está na Sala Aleijadinho, localizada no prédio administrativo da PUCPR, e ficará disponível para visitação até 11 de junho.
Foto divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário