quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os vinhos do Alentejo


Quem esteve ontem (12) em Curitiba foi Paulo Laureano (foto), um dos mais respeitados e requisitados enólogos portugueses da atualidade.

Laureano veio a convite da Adega Alentejana, que importa seus vinhos para o Brasil.

O wine dinner foi no restaurante Madero. Comida e vinhos numa perfeita harmonia.

O Alentejo é uma região grande e diversificada. Como o nome indica, fica além do Tejo, ao Sul desse rio e vai até a Espanha.

Uma zona com vinhedos esparsos, muitos sobreiros, árvores de cujos troncos são retiradas as cortiças para fazer rolhas. É uma região muito bonita. Vale a pena conhecer. Manoel Chicau, proprietário da Adega Alentejana, o enólogo Paulo Laureano e Isaias Nickel, também da Adega Alentejana.
O enólogo Paulo Laureano fez questão de conhecer a cozinha do chef Junior Durski.
O enólogo Paulo Laureano foi quem conduziu a harmonização, onde alguns pratos foram sugeridos com dois vinhos.
Como primeiro prato tivemos a releitura de moqueca de camarão e robalo, servido com o vinho branco Paulo Laureano Premium BR. Em seguido foi a vez do bife de chorizo grelhado à lenha, servido com salada de folhas verdes. Para acompanhar degustamos os vinhos Paulo Laureano Reserva (2006) e Paulo Laureano Selectio Alicante Bouschet (2005). O primeiro estagiou 18 meses em barricas de carvalho francês. Foi elaborado com uvas Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira. O segundo, de tanino potente, 100% de uva Alicante Bouschet. Apresenta, na boca, um final persistente.
Carret de cordeiro uruguaio, grelhado à lenha de Bracatinga, servido com feijão branco à Bretagne. Para acompanhar os vinhos Paulo LaureanoSelectio Tinta Grossa (2006). e Paulo Laureano Reserve Vinea Julieta, Talhão 24 (2006). Ambos perfeitos para o prato apresentado.
Como sobremesa um delicioso cheese cake de frutas vermelhas, muito bem harmonizado com o Moscatel Roxo (2004), do enólogo Luis Simões.
E veja quem também estava lá:a graciosa Isabela Durski. Irradiava simpatia.
Os pais corujas: chef Junior Durski e Katlen.
Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário