sexta-feira, 17 de julho de 2015

O verdadeiro stroganov

Viajar é muito bom. Conhecer bons restaurantes, seja no Brasil ou no exterior, é melhor ainda. Foi com este objetivo que resolvi me aventurar pelo Leste Europeu. Comecei pela Rússia, mais precisamente pela capital, Moscou. Queria conhecer o legítimo estrogonofe (descobri que é stroganov). Fui com algumas boas indicações, entre elas o Cafe Pushkin. Adorei.
Aberto 24 horas, o Cafe Pushkin é o local mais frequentado pelos moscovitas endinheirados. Local muito charmoso. Reflete a ostentação dos anos passados.

O problema era que os garçons, assim como a relações públicas, mal falavam inglês (igual a mim). Cerimoniosamente fui conduzida até a mesa do local para refeições (é que de um lado é para café e eles perceberam que fiquei meio perdida).

Trouxeram o belíssimo cardápio que era em russo, inglês e francês, o que respirei aliviada.

Passei os olhos, vi a Borsch Suppe e apontei; continuei percorrendo o menu, encontrei o Boeuf Stroganov e novamente apontei. O garçom falou qualquer coisa, que eu não entendi nada, mas mostrei a taça de vinho que estava sobre a mesa. Ele se afastou e me trouxe a carta de vinhos. Ufa, entendeu.
Para minha surpresa a carta apresentava excelentes sugestões de vinhos de todo o planeta mas apenas duas indicações de vinho russo. Escolhi o branco Cuvée Karsov, da vinícola Chateau Le Grand Vostock. 

Provei e gostei. Mas não consegui identificar a uva, justo eu que fui uma das fundadoras de Confraria Feminina de Vinho de Curitiba e que há 10 anos nos reunimos mensalmente. Já provamos vinhos das mais variadas cepas. Imediatamente procurei no Google, mas ali não falava das uvas, era um varietal. Considerei o vinho foi muito bom.

A Borsch Suppe estava boa, gostinho acentuado da beterraba e ervas, mas nada de excepcional. O Stroganov foi uma surpresa, a começar pela apresentação do prato. O prato era dividido em três partes.

Na parte maior estava a carne com o molho, simplesmente delicioso, e nada de champignon. Nas partes menores, uma delas era com pedaços de pepino azedo e tomate cereja; na outra, batata frita e ervas finas. A batata havia sido cozida antes e me lembrou a batata cubada da VAPZA. Excelente comida e atendimento, também em relação custo/benefício. Recomendo.

O Cafe Pushkin fica na Tverskoy Boulevard, 26-a, não é difícil chegar até lá. É uma travessa da principal avenida de Moscou, a Leningradsky Prosp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário