domingo, 25 de janeiro de 2015

Cartagena das Índias, quem conhece não esquece



Colômbia é um país surpreendente. Entre suas belas cidades está Cartagena das Índias, declarada pela Unesco, em 1984, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.



Pelas ruelas estreitas desse magnífico sítio histórico, cercado por 9 quilômetros de muralhas, sua beleza fascina. Casarões coloniais com varandas de madeira, repletas de vasos de flores, sobressaem acima das calçadas.Sua população, de pele morena, alegre e hospitaleira, vai conquistando aos poucos os visitantes.


No Portal de Los Dulces é comum encontrar vendedores de cocada, suspiro, pé-de-moleque, arepas (panquecas de milho) e mandarino, um refresco com sabor de framboesa, tudo muito bom.  



Tem ainda as palenqueras: mulheres negras, vistosas e sorridentes, com suas roupas coloridas, que levam bacias de frutas na cabeça. Numa estratégia de marketing, elas percorrem as ruas cantarolando em alto e bom som as qualidades de seu produto.  É a salada de frutas, oferecida em pratinho descartável. São fatias de manga, abacaxi, banana, mamão e outras, a critério do freguês.


Nas praças, estátuas de figuras lendárias, contam um pouco de sua história. A do fundador (em 1533) dom Pedro de Heredia, fica na Plaza de los Coches, junto a uma das entradas da cidade amuralhada. Imponente, ele olha para os transeuntes. Mas é do lado de fora que está a índia Catalina, sua intérprete durante a colonização (foto). Ela está no meio de uma rotatória movimentada, que liga o centro histórico com a parte moderna da cidade.
Os cartageneses se orgulham de sediar monumentos arquitetônicos de projeção mundial, como o Castelo de San Felipe de Barajas, no topo de um rochedo. Dá para ir até lá caminhando. Fortaleza colonial de pedra, o castelo de San Felipe é considerado a maior obra espanhola de engenharia militar das Américas. Erguido no século 17, levou 121 anos para ser construído. 
Além de conhecer detalhes da construção militar, os turistas adoram brincar de bater palmas na boca de um dos túneis, pois elas ecoam como tiros. O som se propaga por tudo, como um grande eco.


Outro passeio imperdível fora das muralhas, é o Convento de La Popa. Fundado em 1606, tem um belíssimo altar em ouro, em homenagem a Nossa Senhora da Candelária, a padroeira da cidade.




Do pátio do convento se tem uma bonita visão da cidade. É possível ver todo o Centro Histórico e os bairros vizinhos. O acesso até lá é por uma estrada sinuosa, florida e com as 14 cruzes da via-sacra. Subir a pé é muito cansativo. Pegue um táxi, mas antes feche o preço da corrida. Se preferir, vá de chiva, uma jardineira colorida que gira pelo circuito turístico.
DICA: em Cartagens come-se muito bem. Veja o post logo abaixo.
Fotos Marian Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário