terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O sabor da comida árabe no Barakiah

É fácil entregar-se aos prazeres da cozinha árabe no Barakiah, seja ele no Juvevê (na Rua Manoel Eufrásio) ou no recém-inaugurado no espaço no Park Gourmet do ParkShoppingBarigüi. Do inicio ao fim da refeição ali é muito bom.
O cardápio combina receitas populares, como quibes, kaftas, e esfihas, como as mais elaboradas e refinadas receitas da culinária libanesa, caso do Fatayer (foto), uma espécie de esfiha fechada assada na chapa. A massa leva farinha de milho, um diferencial da receita, e é recheada com carne, cebola, batata ralada e especiarias ou com escarola e ricota na versão vegetariana.
As receitas das esfihas vieram – quase todas – do restaurante Barakiah, de São Paulo, tradicional estabelecimento com mais de 40 anos de história e, por muitas vezes, eleito como o dono da melhor esfiha paulistana. Por meio de um intercâmbio entre os proprietários, não só a receita e o nome do restaurante foram cedidos para a criação do “irmão” curitibano, mas também funcionários, treinamentos e até o projeto do forno especial – e também exclusivo – utilizado para assar as esfihas.
Os outros pratos que compõem o cardápio do Barakiah curitibano foram criados pelo casal de proprietários, André Pereira e Elis Regina Gonçalves Pereira, a partir de receitas de família. Parte delas, como os charutinhos e outras iguarias, são da mãe de André, que frequentava o Barakiah desde sua abertura em São Paulo. “Sempre tive o sonho de trazer para Curitiba as esfihas de lá por causa da minha mãe, que adorava o lugar”, revela o empresário.

Para completar a lista de exclusividades da nova unidade do Barakiah, o almoço acaba de ganhar uma novidade. Ou melhor, cinco. São opções de pratos executivos, servidos todos os dias das 12h às 15h. – fotos Valterci Santos e Juan Azevedo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário