quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Domingo é dia de Porco Pizza


Quando recebi o convite para participar do Festival Porco Pizza, fiquei um tanto curiosa. Porco Pizza ? perguntava a mim mesmo. O que seria ?

A surpresa foi das mais agradáveis. O "porco", não é bem o porco que conhecemos no dia a dia. Na realidade é "javaporco". A explicação me foi dada por Marcia Chiamulera, filha do sr. Clécio, o responsável pelo evento.

O "javaporco" é o cruzamente de javali com porco. Uma criação que vem sendo realizado por criador no interior do Paraná. Mais precisamente em Pato Branco. A carne é muito saborosa. Bem mais magra que a tradicional carne de porco.

A história
O prato surgiu na época de guerra do Paraguai, na qual os soldados estavam acampados no mato e tinham grandes dificuldades de receber alimentos. Nas matas haviam javalis e também grande abundância de mandioca, então eles passaram a matar o javali, assar em fogo de chão, recheavam com a mandioca, levavam novamente ao fogo por alguns minutos e comiam. Foi no oeste e sudeste do Paraná, recentemente, que começaram a copiar o prato, chamado de “Porco à paraguaia”, incrementando os seus ingredientes. Deu certo.
O ritual é longo.Tudo começa com o porco (desossado) levado para assar na churrasqueira. É virado algumas vezes. 
Depois de assado, a peça é retirada da churrasqueira e colocado o recheio composto de aipim, bacon   e queijo, cortados em pequenos cubos.
Tudo é espalhado de forma uniforme  para que, novamente, seja levado ao forno.
Após um nova assada, onde o queijo é derretido...
....é só servir. Vale conferir. Recomendo.

A 4ª Festa do Porco Pizza acontece no próximo domingo (03), a partir das 11hs na Chácara Sassá Eventos (Roda D’Água) - Rua Marechal Hermes, 1414 - Bairro Afonso Pena  - São José dos Pinhais. O local possui ampla área de estacionamento e alguns brinquedos para entretenimeno de crianças.

Custa R$30 por pessoa, crianças até 6 anos não pagam e de 7 a 10 pagam meia. Inclui acompanhamento básico: arroz, salada de folhas, tomate e maionese. As bebidas são à parte.

Mais informações pelo fone (41)3209 3742 ou (41)9185 2236 ou pelo e-mail: pizzaporco@gmail.com . – fotos Marian Guimarães. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário