sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Guia de Produtos e Serviços Digitais

Um guia com 147 produtos e serviços mapeados em nove áreas da comunicação digital vem permitindo que o mercado precifique as entregas com mais realismo e adequação, tanto para prestadores quanto para clientes. O documento é fruto de três anos de trabalho da Associação Brasileira de Produtos e Serviços Digitais (ABRADi), que contou com a colaboração de profissionais de todo o país. O Guia de Produtos e Serviços Digitais será apresentado em Curitiba no dia 27 deste mês, para 100 convidados que estarão reunidos no Hard Rock Café.

Após o lançamento do Guia no Distrito Federal, em maio, apresentaremos este trabalho em todas as regionais ABRADi no decorrer de 2022/23. Iniciamos esta série de eventos em Curitiba por se tratar de um mercado modelo e muito dinâmico. O projeto teve início ainda em 2019 e nele detalhamos o escopo e as entregas de cada item, considerando os graus de complexidade e valores médios praticados pelos associados”, explica a presidente da ABRADi, Carolina Morales.

Em Curitiba, uma manhã inteira será dedicada a debater as melhores formas de aplicação do guia pelas agências e profissionais da comunicação digital. Um primeiro painel vai mostrar como o documento pode ser usado estrategicamente para que o mercado pratique preços adequados, baseados em critérios objetivos. “Quando saímos do achismo, o mercado se profissionaliza e todos ganham”, destaca o presidente regional da ABRADi no Paraná, Joaquin Fernandez Presas.  

No segundo painel o tema ainda é precificação e valores, mas agora sob a visão de um grupo de comunicação, focando em plataformas de mídia digital, crossmídia e branded content. Conduzido pela head de Growth Marketing do Grupo Ric, Laila Sol, terá a participação do Henrique Kirilauskas, consultor especialista em desenvolvimento de estratégias digitais para TVs. 

O painel vai mostrar como o Grupo Ric criou produtos digitais dentro da estratégia crossmídia, explicando desde a formação de preço até a definição dos formatos. E como as agências pequenas e médias podem potencializar as entregas dos  clientes, ampliando suas receitas.

Um diferencial do Grupo Ric no mercado nacional é a comercialização direta dos anunciantes nos seus canais do Youtube, uma prática até pouco tempo restrita aos gigantes da TV brasileira, como a Globo e a Record.

Como obter  o Guia

O Guia é a maior entrega do mercado digital nos últimos anos, acentua Carolina Morales. “Ele auxilia no nivelamento do mercado, na sustentabilidade dos negócios, e na realização de licitações e concorrências mais fiéis à realidade. Também retrata o verdadeiro panorama da comunicação digital no país”, diz. Parceiro da associação no trabalho, o Instituto de Pesquisa Opinião validou a metodologia para coleta e análise estatística dos  dados.

Exclusivo para os associados ABRADi, o documento impresso será entregue aos participantes do road show em Curitiba. As inscrições devem ser feitas pelo link https://bit.ly/evento-abradi, limitadas à lotação do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário